Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Fiocruz Pernambuco lança o documentário 'O Verão das Meninas na Fiocruz'

Participantes do documentário

02/06/2020

Fonte: Fiocruz Pernambuco

Compartilhar:

Acaba de ser lançado o documentário O Verão das Meninas da Fiocruz, fruto do projeto de mesmo nome, desenvolvido pela Fiocruz Pernambuco em parceria com o Observatório Feminista do Nordeste. Com a duração de seis minutos e 26 segundos, o vídeo traz depoimentos das adolescentes, coordenadoras e tutoras do projeto, que aconteceu no período de dezembro/2019 a fevereiro/2020.

Resultado da Chamada Interna Mais meninas na Fiocruz, organizada pela Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação (VPEIC/Fiocruz), a proposta pernambucana constou de um estágio de um mês, de doze jovens meninas de 14 a 17 anos, provenientes de escolas públicas da Região Metropolitana do Recife, nos laboratórios da Fiocruz PE.

Além do estágio supervisionado, o projeto contou ainda com a realização do seminário Mulheres na Ciência: construindo alternativas para superar as desigualdades raciais e de gênero, realizado no dia 11 de fevereiro (2020), Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência. Na ocasião foram discutidos temas com o machismo no cotidiano, o papel das universidades em formar cientistas e desconstruir desigualdades; e reação negritude e ciência.

Na unidade pernambucana da Fiocruz, a proposta e coordenação do projeto O Verão das Meninas na Ciência coube a Constância Ayres, vice-diretora de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico e Serviços de Referência da Fiocruz PE. Cabendo ao Observatório Feminista do Nordeste o recrutamento, contato com as instituições de ensino, recebimento e julgamento dos vídeos para seleção e escolha das meninas participantes.

Confira o documentário!

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar