11/03/2019
Fonte: Canal Saúde/Fiocruz
Fique por dentro do que vai estar em pauta na programação do Canal Saúde ao longo da semana e saiba também todos os horários alternativos, para não perder nada.
Bate Papo na Saúde - Segunda-feira (11), às 9h30
5º Congresso das Secretarias Municipais de Saúde do RJ: o 5º Congresso das Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Rio de Janeiro, promovido pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde RJ (Cosems RJ), aconteceu nos dias 12 e 13 de fevereiro, no município fluminense de Niterói. O Bate Papo na Saúde esteve no evento, realizado com o objetivo de qualificar a gestão municipal como espaço privilegiado de defesa e implementação do SUS no estado e proporcionar espaços de formação e reflexão sobre as macros e micropolíticas como estratégias de qualificação de gestores e equipes municipais de saúde. Para saber um pouco mais sobre o evento e seus desdobramentos, o apresentador Paulo Bellardi entrevistou a presidente do Cosems RJ, Conceição Rocha; o chefe de gabinete da Presidência da Fiocruz, Valcler Rangel; e o professor e pesquisador da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) André Luís Bonifácio.
Horários alternativos: Segunda - 14h; Terça - 21h; Quarta - 9h30 e 14h; Quinta - 21h; Sexta - 9h30 e 14h; Sábado - 19h30; e Domingo - 18h30.
Unidiversidade - Segunda-feira (11), às 10h30
Cultura e Inclusão: são muitas as definições do que é Cultura, objeto de estudo de variados campos das ciências humanas e sociais. Mas o potencial de inclusão social de diversos movimentos culturais pode ser observado nas mais diferentes localidades. Reunindo variadas vozes, o Unidiversidade vai discutir a cultura como instrumento de inclusão na sociedade.
Horários alternativos: Segunda - 15h e 20h30; Quarta - 10h30, 15h e 20h30; Sexta - 10h30 e 15h; Sábado - 17h30; e Domingo - 18h.
Ligado em Saúde - Segunda-feira (11), às 11h
PICS - Apiterapia: na próxima semana, o Ligado em Saúde apresenta mais uma edição da série especial sobre Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) que fazem parte do SUS. Dessa vez, o programa vai falar sobre a Apiterapia, terapia que usa produtos feitos pelas abelhas, como mel, própolis, geleia real e até o veneno desses insetos, para o tratamento de diversos males. Para conhecer essas potencialidades, a apresentadora Marcela Morato entrevista o apiterapeuta e apicultor José Luiz Vazquez.
Horários Alternativos: Segunda - 15h30 e 21h; Quarta - 11h, 15h30 e 21h; Sexta - 11h e 15h30; Sábado - 12h30; e Domingo - 19h30.
Em Pauta na Saúde - Segunda-feira (11), às 13h30
O Em Pauta na Saúde vai destacar a consulta pública sobre a regulamentação da telemedicina, aberta pelo Conselho Federal de Medicina (CFM); a inclusão do movimento antivacina na lista dos maiores desafios à saúde pública nos próximos cinco anos pela Organização Mundial da Saúde (OMS); e as ameaças do uso inadequado e exagerado de antibióticos.
Horários Alternativos: Segunda - 16h30 e 19h45; Quarta - 13h, 16h30 e 19h45; Sexta - 16h30; Sábado - 14h e 19h; e Domingo - 14h e 19h.
Programa VídeoSaúde - Segunda-feira (11), às 22h30
Fator F | Violência contra as mulheres: o que os profissionais de saúde têm a ver com isso?: Fator F traz um panorama sobre os obstáculos enfrentados pelas mulheres que combinam carreira científica e maternidade. Aborda os dilemas que cientistas enfrentam em relação à produtividade, no cotidiano de instituições de pesquisa, as limitações e ausências do tema em editais, exemplos de políticas para enfrentamento em outros países. Companheiros e pais também trazem seus depoimentos sobre como enxergam e compartilham a situação. Nos relatos de pesquisadoras-mães, uma série de situações e reflexões sobre o lugar da mulher neste debate.
Horários alternativos: Terça - 19h; Quarta - 22h30; Quinta - 19h; e Domingo - 21h30.
Ciência & Letras - Terça-feira (12), às 9h
Lélia Gonzalez: antropóloga, professora, política, Lélia Gonzalez (1935-1994), filha de um ferroviário negro e uma empregada doméstica indígena, deixou um legado de defesa da mulher negra até hoje fundamental para os movimentos negro e feminista. A obra da autora é o tema do próximo Ciência & Letras que recebe a mestre em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Elizabeth Viana, e a doutoranda em História pela Universidade Federal Fluminense(UFF), Raquel Barreto.
Horários Alternativos: Terça - 14h e 20h; Quinta - 9h, 14h e 20h; Sábado - 13h30; e Domingo - 12h30.
Em Família - Terça-feira (12), às 10h
Filantropia: uma palavra que vem do grego e que etimologicamente significa amor à humanidade. O termo é usado para definir ações de ajuda ao próximo que tem o objetivo de dar amparo a quem precisa mais. A filantropia pode incluir diversas áreas de interesse público e, em geral, é realizada por pessoas físicas ou entidades civis. Mas o que exatamente quer dizer o conceito? O que é filantropia, o que é caridade? As duas coisas se misturam? O próximo Em Família vai abordar o tema.
Horários alternativos: Terça - 14h30 e 20h30; Quinta - 10h, 14h30 e 20h30; Sábado - 13h; e Domingo - 17h30.
Sala de Convidados - Terça-feira (12), ao vivo, às 11h
Mulheres e Meninas na Ciência: no dia 11 de fevereiro foi celebrado o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, data criada em 2015 pela Organização das Nações Unidas (ONU) para promover a equidade de gênero na ciência, provocar reflexões e estimular as mulheres no mundo científico. Ações foram realizadas em diversos países pelo mundo para dar visibilidade ao papel feminino e às contribuições das mulheres nesse campo. Na Fundação Oswaldo Cruz, a ocasião foi marcada por uma roda de conversa aberta ao público com pesquisadoras da instituição. De carona no Dia Internacional da Mulher, celebrado neste 8 de março, o Canal Saúde retoma no próximo Sala de Convidados o tema Mulheres e Meninas na Ciência. Não perca e participe!
Horários alternativos: Terça - 15h30; Quinta - 11h e 15h30; Sexta - 20h30; Sábado - 22h; e Domingo - 22h.
Confira toda a programação no site do Canal Saúde.
Como assistir
Televisão: canal 2.4, no Rio de Janeiro e em Brasília e 62.4, em São Paulo, na multiprogramação da TV Brasil, no Sistema Brasileiro de TV Digital (também é acessível para celulares com TV); em todo o Brasil por antena parabólica digital (frequência 3690).
Internet: acesse o site do Canal Saúde e clique na WEB TV, na página principal (acessível por computadores e dispositivos móveis).
No Portal Fiocruz
Mais Notícias
Mais em outros sítios da Fiocruz