06/03/2018
Por: Antonio Fuchs (INI/Fiocruz)*
O 54º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (MedTrop) será realizado, de 2 a 5 de setembro de 2018, na cidade de Recife (PE), e tem como tema Perspectivas de controle das doenças transmissíveis e fortalecimento da vigilância em saúde no enfrentamento de novas epidemias. Os organizadores esperam receber mais de três mil participantes nesta edição para discutir áreas do conhecimento da medicina tropical como leishmanioses, chagas, malária, arboviroses, entre outras. Cabe destacar que nesta oportunidade seis pesquisadores do Instituto fazem parte da comissão científica do evento, entre eles a diretora do Instituto Nacional de Infectologia (INI/Fiocruz), Valdiléa Veloso.
Segundo Sinval Pinto Brandão Filho, presidente do MedTrop 2018, um aspecto a se destacar será o enfoque à discussão das arboviroses e outras doenças endêmicas transmitidas por vetores, no mais amplo e importante fórum de discussão dos programas de controle, da vigilância em saúde e de novas alternativas para o diagnóstico e tratamento de agravos que constituem grandes desafios em saúde pública, na perspectiva do fortalecimento do SUS.
Assim como na edição anterior, durante o 54º MedTrop outros eventos irão ocorrer simultaneamente, como as reuniões nacionais de Pesquisa Aplicada em Chagas e Leishmaniose (ChagasLeish), coordenada pela cardiologista e pesquisadora do Laboratório de Pesquisa Clínica em Doença de Chagas do INI, Andrea Silvestre, de Pesquisa em Malária e da Rede de Tuberculose, além do workshop sobre vetores de doenças tropicais.
As inscrições já estão abertas. Para enviar seu trabalho acesse o site do congresso. O prazo para submissão vai até 29 de junho.
* Edição: Juana Portugal
Mais em outros sítios da Fiocruz