Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Existe alguma relação entre microcefalia e vacinação?

5964
5964
Imagem de topo da página, escrito 'vírus zika: perguntas e respostas', com pequenos desenhos de partes do corpo

Existe alguma relação entre microcefalia e vacinação?

19/02/2016
Compartilhar:

Atualizada em 15/12/2023: Não. As vacinas ofertadas pelo Plano Nacional de Imunizações (PNI) são seguras e não há nenhuma evidência, na literatura nacional e internacional, de que possam causar microcefalia.

 

A vacina contra a rubéola e a vacina contra o sarampo (dupla viral e tríplice viral – que inclui também a caxumba) não são aplicadas durante a gestação. 

 

O Ministério da Saúde não recomenda a vacinação de gestantes com qualquer vacina que contenha vírus vivo atenuado, como é o caso das vacinas dupla e tríplice viral. 

 

Como medida adicional de segurança, também é recomendado que a mulher não engravide até um mês após a vacinação, apesar de estudos mostrarem que as vacinas são seguras, mesmo se aplicadas durante a gravidez, não causando danos ao feto. Este procedimento visa a evitar dúvidas no diagnóstico, caso o feto apresente algum problema durante a gestação. 

 

Também é importante destacar que todas as crianças com suspeita de microcefalia no país passaram por testes para as principais causas de malformação, que são rubéola, toxoplasmose e citomegalovírus. Para todas essas doenças, o resultado foi negativo.

 

Fonte: Agência Fiocruz de Notícias e Ministério da Saúde

 

Perguntas relacionadas

Imagem de topo da página, escrito 'vírus zika: perguntas e respostas', com pequenos desenhos de partes do corpo
Foto mostra livros
Formação aborda vigilância epidemiológica

Avalie este conteúdo

Voltar ao topoVoltar