Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

COC promove primeiro curso de aplicação de software de descrição e difusão de arquivos


27/11/2014

Fonte: COC/Fiocruz

Compartilhar:

Até dia 4 de dezembro, a Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) recebe inscrições para o primeiro curso de aplicação da Base Arch, sistema de descrição e difusão arquivística segundo padrões nacionais e internacionais, com acesso via internet. O sistema foi desenvolvido por profissionais de Tecnologia da Informação da COC a partir do AtoM – software gratuito de descrição de arquivos baseado nos padrões estabelecidos pelo Conselho Internacional de Arquivos.

Para inscreverem-se, os interessados devem enviar e-mail com nome completo, instituição, área de atuação, e telefone de contato para sigda@fiocruz.br. As vagas são limitadas a dois profissionais de TI e dois profissionais de Arquivo de cada instituição. A partir do treinamento, o usuário aprenderá a instalar, configurar e utilizar as funcionalidades básicas do AtoM, por meio da Base Arch, e a inserir descrições arquivísticas em diferentes níveis.

O curso acontece das 9h às 17h, na sala 600 do prédio da Expansão da Fiocruz, Avenida Brasil 4.036, 6° andar, Manguinhos, Rio de Janeiro, em datas diferentes: no dia 9 de dezembro, apenas para arquivistas e profissionais de arquivo, e entre os dias 10 e 12 de dezembro, para profissionais de TI. Os participantes deverão levar notebooks com pelo menos 4 GB de memória RAM.

A Base Arch

A Base Arch foi lançada em junho de 2010 com o objetivo de ampliar o acesso ao acervo da COC. O sistema foi desenvolvido por profissionais de TI da Casa a partir do software AtoM, em parceria com o Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências e da Saúde (Bireme/Opas), por meio de convênio com a Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (Abrasco).

O AtoM foi aperfeiçoado e personalizado ao longo dos quatro anos de utilização pela Casa de Oswaldo Cruz. Em primeiro lugar, foi traduzido para o português do Brasil, e ao longo do tempo, outras adaptações complexas foram feitas, como a criação de uma ferramenta de geração de inventários. Também foram feitos ajustes na interface do sistema para torná-lo mais amigável.

Inicialmente, a Base Arch foi disponibilizada a instituições como Marinha do Brasil, Fundação Nacional de Artes (Funarte), Museu do Índio, Tribunal Regional da 2ª Região, Seção Judiciária do Rio de Janeiro, Seção Judiciária do Espírito Santo e Universidade Federal do Rio de Janeiro, a partir de acordos de cooperação. Com a realização das oficinas, os usuários receberão treinamento e atualização no software e contarão com um blog com instruções técnicas para garantir o suporte contínuo às instituições parceiras.

Voltar ao topoVoltar