Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Exposição 'O Controle do Tabaco no Brasil: uma trajetória' chega a Duque de Caxias

Imagens de propagandas anti-fumo criadas pelo MS

18/11/2014

Fonte: COC/Fiocruz

Compartilhar:

Como a produção e o consumo de cigarros foram incentivados pela indústria e quais as ações de saúde pública voltadas para o seu controle? Os temas fazem parte da exposição O Controle do Tabaco no Brasil: uma trajetória, iniciativa da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), em parceria com o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca) e o Colégio Pedro II. A mostra está montada no saguão da unidade do Colégio, em Duque de Caxias. 

A mostra é uma das iniciativas do projeto História do Câncer: atores, cenários e políticas públicas, realizado em conjunto pelo Inca e a Fiocruz, por intermédio do Departamento de Pesquisas em História das Ciências e da Saúde da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz). O objetivo é produzir conhecimento histórico sobre a trajetória do controle do câncer no Brasil e medidas para a divulgação de ações de prevenção da doença.

A exposição prevê um concurso, em que os alunos poderão produzir cartazes ou vídeos. O material será avaliado por uma comissão julgadora do Colégio Pedro II, em Caxias. Os trabalhos devem expressar a visão dos alunos, a partir do material produzido pela saúde pública e pela indústria.

Nesta quarta-feira, historiadores do projeto vão falar sobre a trajetória do tabaco e do cigarro no país, destacando aspectos históricos curiosos, relacionados à indústria e à saúde pública. A exposição revela que o tabaco começou a ser utilizado por volta do ano 1000 a.C., nas sociedades indígenas da América Central. Os nativos a usavam em rituais mágico-religiosos, visando purificar, contemplar, proteger e fortalecer os ímpetos guerreiros. Graças aos navegadores europeus, ainda no século 16, alcançou outras partes do mundo. Chegou ao Brasil provavelmente pela migração de tribos tupi-guaranis.

Serviço

Exposição O Controle do Tabaco no Brasil: uma trajetória
Data: 19/11/2014 até 3/12/2014
Local: Colégio Pedro II Caxias. Rua Doutor Manoel Reis, 501, bairro Centenário - Duque de Caxias - Rio de Janeiro
Horário: A partir das 10h.
Entrada gratuita.

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar