17/10/2014
Fonte: CCS/Fiocruz
O Grupo de Pesquisa de Inovação em Saúde da Fiocruz promove nos dias 20 e 21 de outubro o seminário As Relações entre Saúde e Desenvolvimento no Brasil. Será no Salão Internacional da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz), a partir das 8h30.
No dia 20 de outubro, o período da manhã terá a participação de Carlos Gadelha (MS), discutindo Políticas de saúde, inovação e desenvolvimento; Paulo Tigre (UFRJ), com o tema Inovação e saúde na economia contemporânea; e o presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha, falando sobre Saúde Brasil amanhã. Os debates serão coordenados por Pedro Barbosa (Fiocruz).
A tarde quem abre o debate é Lígia Bahia (UFRJ), palestrando sobre o Uso do poder de compra do Estado: interesses sociais x econômicos. Em seguida, Clarice Petramale (MS) participa com o tema Política de incorporação tecnológica e limites da política de ATS no SUS. Ignácio Delgado (UFJF) será o último, discutindo Sistemas de saúde e indústria farmacêutica. Claudia Travassos (Fiocruz) é quem vai coordenar essa mesa.
No dia 21 de outubro, durante a manhã, José Cassiolato (UFRJ), Eduardo Fagnani (Unicamp) e Roberto Grun (UFSC) serão os palestrantes. Os temas a serem discutidos são: A dinâmica espacial da inovação; Relações entre saúde e desenvolvimento: antecedentes e desafios para o futuro; e A financeirização da saúde e os entraves estruturais para um sistema de saúde universal, respectivamente. Os debates serão coordenados por Marcos Vargas (UFF).
Paulo Buss (Fiocruz) inicia os debates a tarde, com o tema Saúde, desenvolvimento e política internacional. É seguido de Cid Vianna (UERJ), com o tema Interesses produtivos e sociais da saúde; e Antônio Botelho (UFU), com a palestra Um olhar para as lacunas da inovação na saúde do Brasil. Debates serão coordenados por Jorge Bermudez (Fiocruz).
Informações pelo email gis@fiocruz.br
No Portal Fiocruz
Mais Notícias