Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Sala de Convidados debate a 'Conferência Internacional de Aids 2014'


01/08/2014

Fonte: Canal Saúde/Fiocruz

Compartilhar:

O Sala de Convidados desta terça-feira (5/8) debate, ao vivo, às 11h, a 20ª Conferência Internacional de Aids 2014. O programa vai falar sobre os principais assuntos tratados no evento, que aconteceu em Melbourne, na Austrália, entre 20 e 25 de julho, e reuniu especialistas em HIV/Aids do mundo inteiro para apresentar e discutir novas pesquisas, novos dados e os avanços mais recentes sobre o assunto no planeta.

A conferência, infelizmente, foi abalada pela tragédia da queda do vôo MH17, da Malaysian Airlines, na Ucrânia, que levava, entre as 298 pessoas que morreram, 108 pesquisadores, ativistas e membros de ONGs que participariam do congresso. Entre as vítimas estava o pesquisador Joep Lange, que presidiu a Sociedade Internacional de Aids, entre 2002 e 2004, e vinha atuando como diretor do Departamento de Saúde do Centro Acadêmico de Medicina da Universidade de Amsterdã.

Apesar da profunda cicatriz causada pelas perdas do desastre aéreo, a 20ª Conferência Internacional de Aids teve diversos trabalhos importantes apresentados e os dados mais atualizados das pesquisas sobre HIV revelados. Logo no primeiro dia, a Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou novas Recomendações sobre Prevenção do HIV, Diagnóstico, Tratamento e Cuidado para Populações Chave. Entre as medidas mais comentadas do texto, estiveram as novas recomendações de Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) para as populações-chave, como homens que fazem sexo com homens, profissionais do sexo, pessoas que usam drogas e transexuais. 

Nesta edição do Sala de Convidados, você vai saber como área da saúde no Brasil recebeu as novas informações apresentadas na conferência. O programa vai discutir como os avanços podem ser aplicados às políticas públicas do país e debater as polêmicas em torno das novas recomendações da OMS divulgadas em Melbourne. 

Voltar ao topoVoltar