Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Canal Saúde promove novas oficinas de produção audiovisual no Haiti


14/07/2014

Por Gabriel Cavalcanti/ Canal Saúde

Compartilhar:

O Canal Saúde promoveu duas novas oficinas no Haiti, no âmbito da Cooperação Tripartite Brasil-Cuba-Haiti, na qual é um dos atores envolvidos pela Fiocruz. A Oficina de Produção Audiovisual e a Oficina de Metodologia de Uso do Audiovisual foram ministradas, entre 21 de junho e 1º julho, na capital Porto Príncipe, para 15 integrantes do Ministério da Saúde e da População (MSPP) haitiano.

O objetivo das oficinas é capacitar os participantes a produzir e editar os próprios conteúdos audiovisuais para a implantação do Núcleo Central de Produção Audiovisual do MSPP e a difusão desses conteúdos pelo país em duas unidades móveis, doadas pelo Ministério da Saúde do Brasil. Os equipamentos audiovisuais, que serão doadas pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e serão entregues ao Ministério da Saúde do Haiti para montagem do núcleo e das unidades móveis, incluem dois geradores, uma câmera, uma ilha de edição, mixer, caixas de som, microfones, projetores e aparelhos de DVD.

O trabalho faz parte da capacitação em Comunicação e Saúde, que vem sendo desenvolvido pelo Canal Saúde em parceria com a Direção de Promoção da Saúde e Preservação do Meio Ambiente (DPSPE) do Ministério da Saúde e da População do Haiti. A Oficina de Produção Audiovisual foi ministrada pela produtora e coordenadora de projetos da ONG Bem TV, Daniela Araújo, e a Oficina de Metodologia de Uso do Audiovisual teve à frente a superintendente do Canal Saúde, Márcia Corrêa e Castro. A Oficina de Metodologia abordou as formas de uso dos equipamentos e também maneiras de pensar estratégias para difundir conteúdos audiovisuais sobre saúde e estratégias de animação cultural.

A Oficina de Produção Audiovisual contou com a participação de sete integrantes do DPSPE do MSPP e a Oficina de Metodologia teve entre seus oito inscritos membros do DPSPE, assessores de comunicação do Ministério da Saúde haitiano e os motoristas que vão trabalhar nas unidades móveis. Todos os exercícios realizados foram baseados em casos da realidade do Haiti.

Ao final, todos os participantes se reuniriam e fizeram uma avaliação do trabalho. Tanto brasileiros quanto haitianos avaliaram a missão muito positivamente e julgaram que o projeto é adequado à realidade do país. A reunião serviu ainda para pensar coletivamente sobre como as equipes vão funcionar de forma integrada.

Em julho do ano passado, o Canal Saúde, no âmbito da Cooperação Tripartite, organizou, em parceria com o DPSPE e a Sociedade de Animação e Comunicação Social (Saks), representante da Associação Mundial de Rádios Comunitárias (Amarc) no Haiti, uma oficina de Comunicação e Saúde para radialistas e oficiais de comunicação na capital Porto Príncipe. A meta era promover o trabalho em conjunto dos oficiais de comunicação com os radialistas comunitários.

 

Voltar ao topoVoltar