Passo a passo para publicar um livro pela Editora Fiocruz
Faça o download do guia COMO PUBLICAR
1) Encaminhar arquivo digital em .PDF dos originais, previamente tratados para o formato de livro – e não de tese ou relatório – conforme determina o nosso Conselho Editorial. Esse tratamento visa a transformar resultados de pesquisa em literatura especializada em divulgação de ciência, saúde e tecnologia, por meio da mudança de léxico e discurso, o que requer ampla revisão. Deve-se evitar a escrita acadêmica, necessária à tese mas dispensável num livro, para o qual também é importante, quando excessivo, reduzir o número de citações, gráficos e tabelas.
(ver também Orientações para coletâneas e Teses e dissertações)
2) O arquivo não deve conter qualquer identificação de autoria (e/ou de organização, no caso de coletâneas), visto que será encaminhado para especialistas, com vistas a emissão de parecer ad hoc.
3) A identificação de autor(es) ou organizador(es) deve constar da carta de encaminhamento e apresentação dos originais, para devidos registro de entrada e guarda na Editora. Tal carta deve explicitar de que trata o livro, com que área(s) do conhecimento dialoga/interage, a contribuição que traz à(s) mesma(s), o público pretendido etc. É imprescindível que a carta de apresentação informe também o link para acesso ao currículo Lattes do(s) autor(es) e/ou organizador(es).
Observação: no caso de coletâneas, recomenda-se que a identificação de autoria seja encaminhada anexo à carta, sob a forma de sumário, indicando, por ordem de entrada, título dos capítulos, seus autores e respectivos créditos.
Atenção:
4) Em caso de coautoria em livros, na organização de coletâneas ou em capítulos de livro, o autor principal ou correspondente (de livros e capítulos) ou organizador principal ou correspondente (de coletâneas) devem anexar aos originais a serem submetidos a avaliação uma declaração de autoria especificando a contribuição de cada um dos coautores na elaboração do livro e/ou capítulo ou na organização da coletânea. Para coletâneas, a Editora Fiocruz estabelece o máximo de três organizadores.
5) Pareceristas ad hoc podem ser indicados pelo(s) autor(es) e/ou organizador(es). Neste caso, devem ser apresentados dois ou mais nomes e respectivos meios de contato, para que a Editora possa escolher. A Editora se reserva a prerrogativa de consultar ou não os pareceristas indicados.
6) O processo de avaliação se estende por aproximadamente 6 (seis) meses, de acordo com as condições e o andamento de cada etapa: chegada dos originais; definição dos nomes dos avaliadores; convite para emissão de pareceres; envio dos originais aos avaliadores; início da contagem de tempo da avaliação; retorno dos pareceres; encaminhamento destes ao Conselho Editorial; deliberação; informe ao(s) autor(es) ou organizador(es) por carta, acompanhada do parecer do Conselho Editorial.
Atenção:
:
7) No caso de aprove condicionado a mudanças nos originais e sua normatização segundo padrões da Editora, o(s) autor(es) ou organizador(es) conta(m) também com um prazo de até 3 (três) meses para, à luz das observações do parecer do Conselho Editorial, considerá-las, proceder às modificações necessárias e enviar a versão definitiva à Editora.
8) Encaminhar a nova versão em arquivo eletrônico aberto, passível de edição (.DOC ou .RTF ou similar), acompanhado de uma versão impressa e encadernada (espiral). Tal versão deverá estar acompanhada de carta que explicite detalhadamente todas as mudanças efetivamente feitas à luz do parecer editorial recebido (não será considerado suficiente informar se foram acatadas as sugestões, recomendações ou demandas do parecer editorial). Em caso de discordância do parecer, deve-se explicitá-la e argumentar sobre as razões.
9) Aprovada a publicação e obedecendo-se à pauta de produção, o processo editorial terá início em época oportuna, de acordo com o cronograma de atividades da Editora. Sempre será observada a ordem de chegada/entrada dos originais, em respeito aos livros anteriormente aprovados e aos profissionais envolvidos no processo editorial.
10) Figuras, imagens e fotografias devem ser entregues junto com os originais aprovados para publicação (em sua versão final ou definitiva), de acordo com as seguintes especificações:
Atenção:
Fotografias, imagens, figuras ou qualquer reprodução de peças de acervos de outrem devem vir acompanhadas de autorização para reprodução assinada por seu autor e/ou responsável pelo acervo de que faz parte. Fotografias em que haja pessoas devem vir acompanhadas de autorização destas (ou, se for o caso, de herdeiros ou de acervos) para reprodução.
:
11) A Editora deseja e incentiva a participação de autor(es) ou organizador(es) em todas as etapas do processo editorial, para o que mantemos contato à medida que vão sendo desenvolvidas, respeitando-se os saberes profissionais das partes envolvidas.
12) Autor(es) ou organizador(es) e Editora assinam um contrato para a edição do livro. Esse instrumento prevê que autor(es) ou organizador(es) recebe(m) da Editora, a título de pagamento de direitos autorais, o correspondente a 10% da tiragem da obra, em moeda corrente ou em exemplares, a critério dos autor(es)/organizador(es). Tal pagamento aplica-se também a cada reimpressão ou nova edição da obra. O contrato tem validade de 5 (cinco) anos e pode ser renovado, se houver interesse de ambas as partes.
Etapas do processo editorial
Sobre os originais
Atenção:
Textos acessórios (para orelha, quarta capa e prefácio) devem ser escritos por profissionais que não o(s) autor(es) ou organizador(es) do livro. Devem ainda conter a assinatura e os créditos de quem os redigiu. O convite para elaborar esses textos cabe ao(s) autor(es) ou organizador(es). Orelhas e quarta capa são textos obrigatórios, prefácio é opcional.
No caso de livros que integram coleções, não é preciso providenciar texto para a quarta capa, pois cada coleção traz, nesse espaço, um texto padrão sobre a linha editorial que norteia a coleção.
Tais textos somente devem ser providenciados e enviados após o aprove formal de publicação do livro pelo Conselho Editorial.
:
Padrão para Referências (exemplos)
Livro
RIVERA, F. J. U. Análise Estratégica em Saúde e Gestão pela Escuta. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2003.
Observação: em obras com mais de três autores, registrar o nome do primeiro acompanhado do termo et al.
Capítulo de livro
CAPELLÀ, D. & LAPORTE, J. R. Métodos empregados em estudos de utilização de medicamentos. In: LAPORTE, J. R.; TOGNONI, G. & ROZENFELD, S. (Orgs.). Epidemiologia do Medicamento: princípios gerais. São Paulo: Hucitec, Abrasco, 1989.
Artigo de periódico
LESER, W. Crescimento da população e nível de vida em São Paulo. Problemas Brasileiros, 12(134): 16-29, 1974.
Observação: títulos de periódicos não devem ser abreviados. Exemplo: American Journal of Epidemiology.
Monografias, teses e dissertações
TRAIMAN, P. Aspectos Anatômicos da Glândula Lacrimal e de sua Inervação no Macaco-prego Cebus appela, 1988. Dissertação de Mestrado, São Paulo: Instituto de Biociências, Universidade Estadual Paulista.
Padrão para Créditos
Os créditos de autor(es) ou organizador(es), bem como de convidados para escrever textos acessórios – orelhas, quarta capa, prefácio – devem conter as seguintes informações: graduação, maior titulação obtida/instituição e atual inserção profissional.
Exemplo:
José da Silva. Farmacêutico, doutor em saúde pública pelo Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (DMP/FM/USP), professor titular da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal Fluminense.
IMPORTANTE:
Antes de encaminhar seus originais à Editora Fiocruz, faça uma checagem dos itens fundamentais a cada etapa:
Ao propor os originais:
Após a aprovação, ao enviar os originais em versão final/definitiva: