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Orientações gerais


Passo a passo para publicar um livro pela Editora Fiocruz

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IMPORTANTE: antes de encaminhar seus originais à Editora Fiocruz, faça uma checagem dos itens fundamentais a cada etapa

1) Encaminhar arquivo digital em .PDF dos originais, previamente tratados para o formato de livro – e não de tese ou relatório – conforme determina o nosso Conselho Editorial. Esse tratamento visa a transformar resultados de pesquisa em literatura especializada em divulgação de ciência, saúde e tecnologia, por meio da mudança de léxico e discurso, o que requer ampla revisão. Deve-se evitar a escrita acadêmica, necessária à tese mas dispensável num livro, para o qual também é importante, quando excessivo, reduzir o número de citações, gráficos e tabelas. 
(ver também Orientações para coletâneas e Teses e dissertações)

2) O arquivo não deve conter qualquer identificação de autoria (e/ou de organização, no caso de coletâneas), visto que será encaminhado para especialistas, com vistas a emissão de parecer ad hoc.

3) A identificação de autor(es) ou organizador(es) deve constar da carta de encaminhamento e apresentação dos originais, para devidos registro de entrada e guarda na Editora. Tal carta deve explicitar de que trata o livro, com que área(s) do conhecimento dialoga/interage, a contribuição que traz à(s) mesma(s), o público pretendido etc. É imprescindível que a carta de apresentação informe também o link para acesso ao currículo Lattes do(s) autor(es) e/ou organizador(es).
Observação: no caso de coletâneas, recomenda-se que a identificação de autoria seja encaminhada anexo à carta, sob a forma de sumário, indicando, por ordem de entrada, título dos capítulos, seus autores e respectivos créditos.


Atenção:

  • carta de apresentação e respectivos originais deverão ser submetidos via e-mail para originais.editora@fiocruz.br;
  • os originais devem, na íntegra, compor um único arquivo, ou seja, não será aceito envio de capítulos e/ou partes em separado;
  • só serão aceitos originais em formato .PDF;
  • o e-mail não poderá ter peso/tamanho superior a 10 megabytes;
  • a Editora se reserva o direito de devolver originais que não atendam aos padrões estabelecidos.

4) Em caso de coautoria em livros, na organização de coletâneas ou em capítulos de livro, o autor principal ou correspondente (de livros e capítulos) ou organizador principal ou correspondente (de coletâneas) devem anexar aos originais a serem submetidos a avaliação uma declaração de autoria especificando a contribuição de cada um dos coautores na elaboração do livro e/ou capítulo ou na organização da coletânea. Para coletâneas, a Editora Fiocruz estabelece o máximo de três organizadores.


Atenção:

Quanto ao tamanho dos originais:

  • para coletâneas de capítulos, organizadas com a contribuição de vários autores: a íntegra dos originais não deverá passar de 120 mil palavras (ou, por aproximação, 350 páginas em fonte Arial, corpo 12, espaçamento entre linhas 1,5);
  • para livros de cunho autoral (até três autores): a íntegra dos originais não deverá passar de 140 mil palavras (ou, por aproximação, 425 páginas em fonte Arial, corpo 12, espaçamento entre linhas 1,5).

5) Pareceristas ad hoc podem ser indicados pelo(s) autor(es) e/ou organizador(es). Neste caso, devem ser apresentados dois ou mais nomes e respectivos meios de contato, para que a Editora possa escolher. A Editora se reserva a prerrogativa de consultar ou não os pareceristas indicados.

6) O processo de avaliação se estende por aproximadamente 6 (seis) meses, de acordo com as condições e o andamento de cada etapa: chegada dos originais; definição dos nomes dos avaliadores; convite para emissão de pareceres; envio dos originais aos avaliadores; início da contagem de tempo da avaliação; retorno dos pareceres; encaminhamento destes ao Conselho Editorial; deliberação; informe ao(s) autor(es) ou organizador(es) por carta, acompanhada do parecer do Conselho Editorial.


Atenção:

  • a apreciação de especialistas ad hoc acerca dos originais, emitida sob a forma de parecer, tem como propósito subsidiar a decisão do Conselho Editorial quanto à publicação. Contudo, a deliberação – ou parecer final – é atribuição exclusiva e soberana do Conselho Editorial;
  • em caso de dificuldades (por exemplo, falta de imediata disponibilidade) de referees para proceder à análise dos originais, o prazo pode ser estendido;
  • para originais encaminhados no período compreendido entre o início de novembro e o fim de fevereiro, a Editora Fiocruz não pode se comprometer com o prazo acima estimado.

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7) No caso de aprove condicionado a mudanças nos originais e sua normatização segundo padrões da Editora, o(s) autor(es) ou organizador(es) conta(m) também com um prazo de até 3 (três) meses para, à luz das observações do parecer do Conselho Editorial, considerá-las, proceder às modificações necessárias e enviar a versão definitiva à Editora.

8) Encaminhar a nova versão em arquivo eletrônico aberto, passível de edição (.DOC ou .RTF ou similar), acompanhado de uma versão impressa e encadernada (espiral). Tal versão deverá estar acompanhada de carta que explicite detalhadamente todas as mudanças efetivamente feitas à luz do parecer editorial recebido (não será considerado suficiente informar se foram acatadas as sugestões, recomendações ou demandas do parecer editorial). Em caso de discordância do parecer, deve-se explicitá-la e argumentar sobre as razões.

9) Aprovada a publicação e obedecendo-se à pauta de produção, o processo editorial terá início em época oportuna, de acordo com o cronograma de atividades da Editora. Sempre será observada a ordem de chegada/entrada dos originais, em respeito aos livros anteriormente aprovados e aos profissionais envolvidos no processo editorial. 

10) Figuras, imagens e fotografias devem ser entregues junto com os originais aprovados para publicação (em sua versão final ou definitiva), de acordo com as seguintes especificações:

  • Figuras, gráficos, tabelas e quadros devem estar preparados em Word/Excel, Ilustrator ou Corel (em vetor ou em .EPS) em arquivos editáveis, sem tabulações, em preto e branco e/ou escala de cinza. No caso de publicação colorida, podem vir em CMYK.
  • Imagens – fotografias e ilustrações digitalizadas de obras de terceiros – devem ser encaminhadas em formato .TIF ou .JPG, com resolução ideal de 600 DPI, no tamanho a ser reproduzido (mínimo de 10x15 cm), ou maior; quanto às cores, podem estar em escala de cinza (grayscale), CMYK ou RGB.
  • Todas as figuras devem incluir autoria e fonte.

Atenção:

Fotografias, imagens, figuras ou qualquer reprodução de peças de acervos de outrem devem vir acompanhadas de autorização para reprodução assinada por seu autor e/ou responsável pelo acervo de que faz parte. Fotografias em que haja pessoas devem vir acompanhadas de autorização destas (ou, se for o caso, de herdeiros ou de acervos) para reprodução.


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11) A Editora deseja e incentiva a participação de autor(es) ou organizador(es) em todas as etapas do processo editorial, para o que mantemos contato à medida que vão sendo desenvolvidas, respeitando-se os saberes profissionais das partes envolvidas.

12) Autor(es) ou organizador(es) e Editora assinam um contrato para a edição do livro. Esse instrumento prevê que autor(es) ou organizador(es) recebe(m) da Editora, a título de pagamento de direitos autorais, o correspondente a 10% da tiragem da obra, em moeda corrente ou em exemplares, a critério dos autor(es)/organizador(es). Tal pagamento aplica-se também a cada reimpressão ou nova edição da obra. O contrato tem validade de 5 (cinco) anos e pode ser renovado, se houver interesse de ambas as partes.

Etapas do processo editorial

  • Preparação do texto: padronização e normalização dos originais, copidesque, primeira e segunda revisões.
  • Projeto gráfico: criação de capa e miolo.
  • Diagramação e editoração eletrônica.
  • Revisão de provas, pela Editora e por autor(es) ou organizador(es).
  • "Imprima-se".
  • Fechamento de arquivos de capa e miolo.
  • Impressão e acabamento.

Sobre os originais

  • O texto é composto pelas seguintes partes: sumário, prefácio (opcional), corpo – apresentação, capítulos e referências – e, quando houver, anexo, apêndice e índice.
  • A linguagem deve ser simples, com frases e parágrafos curtos, de preferência em ordem direta (sujeito + verbo + complementos).
  • O enunciador do discurso deve ser uniformizado.
  • Expressões como "neste livro", "neste trabalho" e similares devem ser evitadas.
  • Siglas devem, na primeira ocorrência, ser desenvolvidas por extenso. Exemplo: "A Organização Mundial da Saúde (OMS) publicou em recente documento...".
  • Para destaques, usar apenas itálico, nunca negrito.
  • Palavras em português devem ser preferidas a termos em línguas estrangeiras. Exemplos: performance = desempenho, expert = especialista.
  • Se imprescindíveis, palavras estrangeiras sempre devem estar em itálico.
  • Citações de até 3 (três) linhas devem estar dentro do parágrafo e entre aspas duplas (" ").
  • Citações com mais de 3 (três) linhas devem ser destacadas do texto, recuadas, em bloco, com corpo menor e sem aspas.
  • Autores citados devem ser mencionados por nome no corpo do texto e nas referências. Exemplo: "nas revisões mais abrangentes e acuradas sobre as causas de câncer nos Estados Unidos (Doll & Prello, 1981)".
  • Em citações diretas, incluir o número da página da publicação da qual os trechos foram extraídos.
  • Notas servem para acrescentar dados complementares, e não para registrar referências.
     

Atenção:

Textos acessórios (para orelha, quarta capa e prefácio) devem ser escritos por profissionais que não o(s) autor(es) ou organizador(es) do livro. Devem ainda conter a assinatura e os créditos de quem os redigiu. O convite para elaborar esses textos cabe ao(s) autor(es) ou organizador(es). Orelhas e quarta capa são textos obrigatórios, prefácio é opcional.
No caso de livros que integram coleções, não é preciso providenciar texto para a quarta capa, pois cada coleção traz, nesse espaço, um texto padrão sobre a linha editorial que norteia a coleção.
Tais textos somente devem ser providenciados e enviados após o aprove formal de publicação do livro pelo Conselho Editorial.


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Padrão para Referências (exemplos)

Livro

RIVERA, F. J. U. Análise Estratégica em Saúde e Gestão pela Escuta. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2003.

Observação: em obras com mais de três autores, registrar o nome do primeiro acompanhado do termo et al.

Capítulo de livro

CAPELLÀ, D. & LAPORTE, J. R. Métodos empregados em estudos de utilização de medicamentos. In: LAPORTE, J. R.; TOGNONI, G. & ROZENFELD, S. (Orgs.). Epidemiologia do Medicamento: princípios gerais. São Paulo: Hucitec, Abrasco, 1989.

Artigo de periódico

LESER, W. Crescimento da população e nível de vida em São Paulo. Problemas Brasileiros, 12(134): 16-29, 1974.

Observação: títulos de periódicos não devem ser abreviados. Exemplo: American Journal of Epidemiology.

Monografias, teses e dissertações

TRAIMAN, P. Aspectos Anatômicos da Glândula Lacrimal e de sua Inervação no Macaco-prego Cebus appela, 1988. Dissertação de Mestrado, São Paulo: Instituto de Biociências, Universidade Estadual Paulista.

Padrão para Créditos

Os créditos de autor(es) ou organizador(es), bem como de convidados para escrever textos acessórios – orelhas, quarta capa, prefácio – devem conter as seguintes informações: graduação, maior titulação obtida/instituição e atual inserção profissional.

Exemplo:

José da Silva. Farmacêutico, doutor em saúde pública pelo Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (DMP/FM/USP), professor titular da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal Fluminense.
 


IMPORTANTE:

Antes de encaminhar seus originais à Editora Fiocruz, faça uma checagem dos itens fundamentais a cada etapa:

Ao propor os originais:

  • no e-mail de submissão dos originais, foram anexados todos os arquivos solicitados: originais em .PDF e carta de apresentação, com indicação de currículo Lattes do(s) autor(es) e/ou organizador(es)?
  • na carta, estão também indicados os nome(s), endereço(s) completo(s), telefone(s) e e-mail(s) do(s) autor(es) ou, no caso de coletâneas, dos organizador(es)? Idem para sugestão (opcional) de pareceristas?

Após a aprovação, ao enviar os originais em versão final/definitiva:

  • os originais estão em arquivo aberto, editável (.DOC, .RTF ou similar) e, se for o caso, se fazem acompanhar de carta que explicite as modificações feitas à luz do parecer editorial?
  • figuras, gráficos, tabelas e quadros estão preparados também em arquivos Word/Excel, Ilustrator ou Corel (em vetor ou em .EPS) individuais, editáveis e sem tabulações?
  • todas as figuras incluem autoria e fonte?
  • as imagens estão em formato .TIF ou .JPG, com resolução adequada (ideal de 600 DPI), no tamanho a ser reproduzido (mínimo de 10x15 cm), ou maior?
  • as fotografias, imagens, figuras ou qualquer reprodução de peças de acervos estão acompanhadas de autorização para reprodução assinada por seu autor e/ou responsável pelo acervo de que faz parte?
  • em caso de fotografia em que haja pessoas, foram anexadas autorizações destas (ou, se for o caso, de herdeiros ou de acervos) para reprodução?

 

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