Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Fundação promove atividades referentes ao Dia Mundial de Luta Contra a Aids


29/11/2012

Compartilhar:

Em 1º de dezembro comemora-se o Dia Mundial de Luta Contra a Aids. Este ano, a campanha do Ministério da Saúde traz o slogan Não fique na dúvida, fique sabendo, no qual incentiva o diagnóstico precoce do HIV, garantindo o sigilo e a confidencialidade do teste, além do respeito aos direitos humanos. A Fiocruz, por meio de seus institutos, participa da iniciativa realizando uma série de atividades.

No Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chagas (Ipec), será realizada, nesta sexta-feira (30/11), a partir das 10 horas, uma palestra com o arquiteto da Casa de Oswaldo Cruz (COC) Renato Gama-Rosa, intitulada Hospital para moléstias humanas/Hospital de Manguinhos. Sua história e sua arquitetura. Após a conversa, Renato Gama-Rosa guiará uma visita às instalações do térreo do Centro Hospitalar e a Associação Lutando Para Viver Amigos do Ipec realizará atividades com aqueles que participam da luta contra a Aids na Fundação.

Ainda na sexta-feira, o programa Sala de Convidados, do Canal Saúde Fiocruz, convida o psicólogo e coordenador-geral da Associação Brasileira Interdisciplinar de Aids (Abia), Veridiano Terto; e o pesquisador do Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo Alexandre Grangeiro para informarem sobre sobre os estudos em torno de vacinas para a Aids, testes rápidos para detecção do vírus e medidas para melhorar a qualidade de vida dos soropositivos. Os programa começa às 11h e pode ser assistido no canal 910 da Oi TV, na frequência 3690 em TV parabólica digital e na webtv.

Para a semana seguinte, a Fiocruz Amazônia organizou o 1º Seminário de HIV/Aids no mundo do trabalho. O encontro acontece nos dias 3 e 4 de dezembro, das 8 às 18 horas, no salão Canoas.

Voltar ao topoVoltar