11/10/2012
A Fiocruz participa da 9ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) com uma série de atividades abertas ao público, em suas diferentes unidades, no período de 15 a 21 de outubro. Exposições, divulgação de material educativo e feira de livros são alguns dos itens da programação.
No campus sede da Fundação, em Manguinhos, o rol de atividades é extenso. O centro de recepção do Museu da Vida recebe a mostra O controle do tabaco no Brasil: uma trajetória. O Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chagas promove o Espaço da Ciência, com pôsteres, fotos e atividades científicas sobre pesquisas e atividades. Além disso, vai promover um bate-papo, dirigido a jovens e adultos, sobre as doenças infecciosas. No gramado da Tenda da Ciência, monitores vão apresentar curiosidades sobre a vida dos insetos. No Museu da Vida, uma mostra de vídeos vai abordar temas como saúde, meio ambiente, sustentabilidade e erradicação da pobreza. No prédio da Expansão, na Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp) e no hall da Biblioteca de Manguinhos, haverá feira de livros.
Na Biblioteca Parque de Manguinhos, vizinha à sede da Fiocruz, acontece a mostra multimídia Programa de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica em Saúde Pública (PDTSP), que detalha os projetos desenvolvidos no bairro carioca. Já o município de Teresópolis, na serra fluminense, vai receber as atividades do Ciência Móvel, projeto que apresenta várias atrações educativas.
Em Brasília
A capital do país também vai receber uma extensa programação: a Fiocruz Brasília vai sediar, durante a semana, a exposição Nós do Mundo, com seus módulos interativos e educativos.
Quer produzir energia e abastecer uma cidade com apenas poucas pedaladas? Que tal conhecer um supermercado em que o código de barras dos produtos fornece informações ambientais, como os gastos necessários para produzi-lo? E quem sabe descobrir quanto cada aparelho doméstico gasta de energia em uma casa? Estas são apenas algumas das atrações da exposição, que também apresenta uma linha do tempo com os principais eventos que trataram de desenvolvimento sustentável.
Com a utilização de imagens, áudio, vídeos e um telão interativo, a exposição aborda temas como consumismo exagerado, mudanças climáticas, matrizes energéticas, desigualdades sociais, desenvolvimento sustentável e degradação do meio ambiente, questionando o atual modelo de desenvolvimento sustentável do planeta. A exposição fez parte das atividades da Fiocruz para a Rio + 20, realizada no Rio de Janeiro em junho deste ano, e agora é a atração principal da SNCT de 2012, cujo tema é o mesmo da Rio + 20: “Sustentabilidade, Economia Verde, Erradicação da Pobreza”.
Outra atividade interativa do estande da Fiocruz na SNCT, em Brasília, será o self-service com réplicas de alimentos variados, no qual os visitantes montam os pratos segundo sua preferência e uma equipe de nutricionistas orienta sobre uma alimentação saudável. Ao final, será distribuída uma cartilha para complementar o aprendizado.
A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é uma iniciativa do Departamento de Popularização da Ciência, do Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI), e envolve entidades públicas e privadas das áreas de ensino e pesquisa de todo o país.
Veja a programação completa.
No Portal Fiocruz
Mais Notícias
Mais na web