11/10/2012
Casa de Oswaldo Cruz (COC) em parceria com o Instituto do Câncer (Inca)
Local: centro de recepção do Museu da Vida
Exposição dirigida a jovens e adultos sobre os malefícios do tabaco e as campanhas de saúde pública voltadas para o controle do tabagismo no Brasil
Dias: de 17 a 20 de outubro
Horários: das 9h às 16h30, de terça a sexta; e das 10h às 16h, no sábado
Faixa etária: a partir de 14 anos
Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chagas (Ipec)
Local: em frente ao Pavilhão Gaspar Vianna
Pôsteres, fotos e atividades científicas sobre pesquisas e atividades dos laboratórios de pesquisa do Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chagas (Ipec).
Dias: de 15 a 19 de outubro
Horários: das 10h às 16h
Faixa etária: a partir de 14 anos
Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chagas (Ipec)
Local: auditório do Pavilhão de Ensino do Ipec
Bate-papo dirigido a jovens e adultos sobre doenças infecciosas.
Dias: de 15 a 19 de outubro
Horários: das 10h às 12h
Faixa etária: a partir de 14 anos
Instituto Oswaldo Cruz/Laboratório de Biodiversidade Entomológica
Local: gramado da Tenda da Ciência
Cores, formas e hábitos de vida dos insetos são temas explorados nessa atividade. Com o apoio de monitores que prestarão informações sobre o material apresentado, o público poderá saciar suas curiosidades sobre esse grupo de animais tão interessante e diverso. Conhecer melhor esses animais e a forma como são estudados é o objetivo da mostra, atuando na conscientização ecológica e valorização da natureza brasileira.
Dias: 16 e 17 de outubro
Horários: das 9h às 16h30
Faixa etária: livre
Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV)
Local: gramado do Parque da Ciência
Divulgação do projeto e de resultados da Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente. Serão distribuídos diversos materiais da OBSMA.
Dias: de 17 a 19 de outubro
Horários: das 10h às 12h
Faixa etária: livre
Ensp, COC, IOC, EPSJV, IFF, Procc
Local: Biblioteca Parque Manguinhos
Sensibilização sobre participação social e intersetorialidade no campo da saúde pública no Território de Manguinhos, a partir da exibição de vídeos sobre gestão participativa. O público assistirá a um vídeo sobre Teias-Escola Manguinhos e dois vídeos-debate relacionados à sustentabilidade, com ênfase nas vulnerabilidades socioambientais, além de uma apresentação contando a história da gestão participativa em Manguinhos nos anos 2011 e 2012. Os visitantes poderão fazer postagens on-line no blog Participação Cidadã.
Dia: 20 de outubro
Horários: das 9h às 12h
Faixa etária: livre
Ensp, COC, IOC, EPSJV, IFF, Procc
Local: Biblioteca Parque Manguinhos
Sensibilização sobre os temas dos projetos desenvolvidos, no território de Manguinhos, a partir da exibição de banners, faixas e painéis.
Dia: 20 de outubro
Horários: das 9h às 12h
Faixa etária: livre
Ensp, COC, IOC, EPSJV, IFF, Procc
Local: Biblioteca Parque Manguinhos
Sensibilização sobre os temas dos projetos desenvolvidos no território de Manguinhos, a partir da distribuição de material educativo com orientações temáticas. A atividade contará com uma dinâmica sobre o ‘construir’ em Manguinhos (bate-papo), rodas de conversa com mulheres, jogo educativo de cooperação (IOC) e oficina de Terrário (colaboração entre Museu da Vida e o Projeto Fundão Biologia-UFRJ).
Dia: 20 de outubro
Horários: das 9h às 12h
Faixa etária: livre
Endereço Biblioteca Parque Manguinhos: Avenida Dom Helder Câmara, 1184, Benfica.
Casa de Oswaldo Cruz (COC)/Museu da Vida
Local: Epidaurinho/Museu da Vida
Mostra de vídeos científicos sobre os temas saúde, meio ambiente, sustentabilidade e erradicação da pobreza, com bate-papo com cientistas e realização de oficinas lúdicas.
Programação disponível no local e no site do Museu da Vida.
Dias: de 17 a 20 de outubro
Horários: das 9h às 16h30, terça a sexta, das 10h às 16h, sábado
Faixa etária: a partir de 12 anos
Realização da Presidência da Fiocruz, da Casa de Oswaldo Cruz (COC)/Museu da Vida e do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj)
Local: sala de exposições temporárias do Museu da Vida
A mostra conta com cerca de 140 obras de arte reunidas pelos pesquisadores Wilson Savino, Wim Degrave, Rodrigo Corrêa de Oliveira e Paulo Sabroza. As obras estão divididas em cinco módulos: “Corpo individual & Corpos múltiplos”; “Sexualidade & Maternidade”; “A modificação e a decoração do corpo”; “O corpo na decoração dos objetos”; e “Máscaras como manifestação cultural”. A mostra conta ainda com atividades lúdicas que abordam os temas explorados pela exposição.
Casa de Oswaldo Cruz (COC)/Museu da Vida
Local: foyer do Museu da Vida
Exibição de curtas animados sobre meio ambiente produzidos pelo Vídeo Saúde; contação de histórias e acesso aos livros infanto-juvenis pertencentes ao acervo da Biblioteca de Educação e Divulgação Científica do Museu da Vida.
Dia: 16 de outubro, terça
Sessões: 13h30, 14h30, 15h30
Faixa etária: 4 a 10 anos
Casa de Oswaldo Cruz(COC)/Museu da Vida
Local: foyer do Museu da Vida
Jovens participantes do Programa Jovens Aprendizes de Produção Cultural em Divulgação Científica do Museu da Vida, registram, em mostra fotográfica, seu olhar crítico e investigativo sobre a realidade do lugar onde vivem.
Dias: de 16 a 20 de outubro
Horário: das 9h às 16h
Público: A partir de 12 anos
Casa de Oswaldo Cruz(COC)/Museu da Vida
Local: auditório do Museu da Vida
Jovens da turma de 2012 do Programa Jovens Aprendizes de Produção Cultural em Divulgação Científica do Museu da Vida, apresentam, na forma de esquetes, fragmentos do cotidiano das comunidades onde vivem.
Dias: 18 e 19 de outubro
Horário: das 14h às 16h
Faixa etária: a partir de 12 anos
Casa de Oswaldo Cruz (COC)/Museu da Vida e escolas municipais do Território
Local: Tenda da Ciência
Apresentação de produtos do trabalho colaborativo entre o Museu e as escolas.
Dia: 18 de outubro
Horário: 9h às 16:30h
Público: Livre
Casa de Oswaldo Cruz (COC)/Museu da Vida
Local: espaços de visitação do Museu da Vida
Atividades lúdicas envolvem os visitantes na discussão de temas ambientais, como aquecimento global, desmatamento, poluição da água, biodiversidade, sustentabilidade e saúde. A programação contará com contadores de histórias, show de ciência, oficinas, experimentos, entre outras atividades. Mais informações no site do Museu da Vida.
Dias: de 16 a 19 de outubro, das 9h às 16:30h, mediante agendamento, e 20 de outubro (sábado), das 10h às 16h, visita sem agendamento
Faixa etária: livre (verificar por atividade)
Programa de Desenvolvimento do Campus da Mata Atlântica - Centro de Instrução em Educação para a Vida (Ciev)
Local: campus Fiocruz da Mata Atlântica – Colônia Juliano Moreira
Fruto da parceria entre o Núcleo de Pesquisa em Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde (NUPCTIS), do IFF/Fiocruz, e a Vice-Presidência de Gestão e Desenvolvimento Institucional, o encontro pretende articular temas e diálogos em prol da diminuição das desigualdades sociais e do fortalecimento das comunidades locais. O VII Encontro de Educação para Vida mantém o propósito de uma construção coletiva em parceria com a comunidade, construído por meio de projetos de pesquisa e ensino, congregando moradores locais, pesquisadores, funcionários, alunos e estagiários. O evento é um desfecho deste trabalho orientado para sustentabilidade, desenvolvimento social e economia verde, promoção da saúde e educação para vida.
Dias: de 15 a 21 de outubro
Faixa etária: livre
Editora Fiocruz - VPEIC
Local: Epidaurinho/Museu da Vida
Bate-papo com autores de livros publicados pela Editora Fiocruz sobre as relações entre saúde, meio ambiente, sustentabilidade e erradicação da pobreza. A atividade contará com a participação dos pesquisadores Dr. Henrique Lins e Barros e do Dr. Carlos Machado de Freitas, com mediação de Fernanda Marques. Ao final da atividade haverá sorteio dos livros “Biodiversidade em Questão”, de Henrique Lins, e “Saúde, Ambiente e Sustentabilidade”, de Carlos Machado Freitas e Marcelo Firpo.
Dia: 18 de outubro, quinta-feira
Horário: 14h
Faixa etária: a partir de 10 anos
Editora Fiocruz – Vice-Presidência de Ensino, Informação e Comunicação (VPEIC)
Criada em 1993, a editora surgiu a partir da necessidade de tornar público os resultados de pesquisas da instituição, assim como de ampliar o acesso ao conhecimento científico produzido nas áreas da saúde. Durante a Semana, os livros da editora terão desconto de 50% nos pontos de venda localizados dentro da instituição em Manguinhos. No catálogo, há duas coleções voltadas para a área de divulgação científica: Temas em Saúde e Em Questão.
Locais da feira:
Editora Fiocruz
Prédio da Expansão do Campus, térreo
Avenida Brasil, 4.036
Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 9h às 17h
Fiocruz Livros
Hall da Biblioteca de Manguinhos
Avenida Brasil, 4.365
Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 9h às 12h
Abrasco Livros
Escola Nacional de Saúde Pública, térreo
Rua Leopoldo Bulhões, 1.480
Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 9h às 17h
Local: Ginásio do Pedrão, Teresópolis
Exposições, jogos, equipamentos interativos, multimídias, oficinas, entre outras atividades. O evento em Teresópolis contará com a presença de diversas instituições locais de C&T.
Dias: 17 (abertura às 18h) até 21 (encerramento às 12h)
Horário: 8:30h às 12h e 13:30h às 20h
Faixa etária: livre
Local: Palácio Itaboraí
A mostra, realizada pelo Museu da Vida em parceria com o Instituto de Arte Contemporânea e Jardim Botânico (Inhotim), discute a relação do homem com a natureza, mostrando tanto o cenário mundial contemporâneo como algumas das soluções já existentes para o alcance de um desenvolvimento mais sustentável. A programação no local contará ainda com outras atividades.
Dias: 16 a 20
Horário: 9h às 17h
Faixa etária: livre
Endereço: Rua Visconde de Itaboraí, 188. Valparaíso – Petrópolis
No Portal Fiocruz
Mais Notícias