Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

XI Encontro da Rede Fiocruz de Pesquisa Clínica aborda temas estratégicos


19/12/2024

Por Emerson Rocha - Comunicação VPPCB

Compartilhar:


A Rede Fiocruz de Pesquisa Clínica (RFPC), ligada à Presidência da Fiocruz, realizou um grande evento entre os dias 25 e 27 de novembro. O XI Encontro da RFPC reuniu pesquisadores, gestores e outros profissionais de diversas áreas do conhecimento, consolidando-se como um espaço legítimo para o compartilhamento de informações e experiências sobre pesquisa clínica na Fiocruz e no Brasil. O local escolhido foi o Auditório do Centro Administrativo Vinicius Fonseca/Cavif (Fiocruz Campus Manguinhos), em Bio-Manguinhos.

Com uma programação diversificada, o encontro abordou temas como inteligência artificial na pesquisa clínica, o ciclo do dado com assuntos sobre biobancos e ciência aberta, a nova Lei sobre pesquisa com seres humanos, além de informes sobre atividades de pesquisa clínica na instituição e atualizações regulatórias e investimento público na pesquisa. Mesas-redondas, palestras e oficinas promoveram discussões aprofundadas sobre temas estratégicos como suporte às pesquisas voltadas para doenças negligenciadas, biotecnologia e inovação no desenvolvimento de vacinas e medicamentos.

No primeiro dia, ocorreram Pré-Atividades como: Curso Básico REDCap, Reunião do GT de Farmacovigilância, III Café com Monitores Clínicos da Fiocruz, Reunião Fórum de CEPs e I Encontro Nós Entre Redes.

Já as plenárias foram realizadas por representantes da RFPC, RFBB, Arca, ArcaDados, Fórum de CEPs, CDTS, Bio-Manguinhos, GT de Farmacovigilância, Fio-Leish e Gerências de Dados, Monitoria, Estatística e Qualidade da Plataforma VPPCB, além de convidados externos como a USP, UFRJ, Conep, UnB, Novartis, Anvisa e Ministério da Saúde.

Na mesa de abertura, o Coordenador da Plataforma de Pesquisa Clínica da Presidência da Fiocruz e membro do Comitê Consultivo da RFPC, André Daher, destacou a interação dos profissionais e pesquisadores em Pesquisa Clínica.

"A gente está aqui para promover encontro de todos esses especialistas para apoiar a expansão da capacidade técnico-científica da nossa comunidade de Pesquisa Clínica e fortalecer o suporte estratégico para esse grupo, assim como participar ativamente na definição de diretrizes de políticas públicas relacionadas as pesquisas em seres humanos", resumiu.  

Entre os destaques do evento, foi celebrado o fortalecimento da colaboração interinstitucional entre as unidades da Fiocruz e parceiros externos, como universidades e instituições científicas, bem como o compromisso da RFPC em promover a inovação sustentável e a equidade no acesso às tecnologias em saúde. A Vice-Presidente da VPPCB, Maria de Lourdes Aguiar Oliveira, também participou no primeiro dia das plenárias e reforçou a importância de parcerias externas com a Fiocruz.

"A pesquisa clínica cada vez ganha mais relevância. Isso para nossa instituição é uma riqueza, que é parte de um ecossistema que faz a Fiocruz ser o que é, que é trazer diversas soluções para a saúde pública do Brasil. Os órgãos e instituições externas que estiveram presentes nesse evento são fundamentais para nosso sucesso. É uma área central e que cada vez mais adquire uma importância, inclusive no cenário internacional por conta dos resultados, já que a gente fornece a nossa produção até para a OMS (Organização Mundial de Saúde)".

Ao todo, o evento teve 901 inscritos, com participação presencial e transmissão ao vivo, com uma audiência superior a duas mil visualizações. O XI Encontro da RFPC reafirmou a importância de uma rede forte e colaborativa para enfrentar desafios contemporâneos e futuros, alinhando-se à missão da Fiocruz de promover a saúde e o bem-estar da população por meio da pesquisa clínica de excelência.

 

Voltar ao topoVoltar