14/11/2024
Mariana Moebus (Cooperação Social da Presidência)
Na quarta-feira (13/11), o podcast Radar Saúde Favela, editorado pela Coordenação de Cooperação Social, lançou o episódio “Por uma saúde e medicina antirracista, aprendiz dos terreiros”. Com a participação da médica de família e comunidade, Thatiane Awo Yaa, a faixa aborda as diferenças no papel do médico na sociedade cubana e brasileira a partir de sua experiência durante a formação em Cuba. Acesse o episódio.
O episódio também discute a importância da valorização e do respeito aos saberes que vêm dos terreiros e das religiosidades de matriz africana na medicina tradicional, destacando o racismo como um determinante para o adoecimento da população negra.
“O racismo é um determinante de doenças, de padecimento, de traumas mentais e físicos na população negra. Eu vejo que essa relação entre o direito à liberdade religiosa e o direito à saúde precisa ser encarada como necessidade a ser cumprida pelos nossos governantes, porque essa sociedade precisa reparar as populações que sofrem esses tipos de racismo, discriminação, preconceito e intolerância”, afirmou Thatiane.
Acompanhe os novos episódios no Spotify e nas redes sociais do Radar.
Sobre o projeto
O Radar Saúde Favela, projeto da Coordenação de Cooperação Social da Presidência da Fiocruz, tem foco em produzir e difundir informações sobre a situação de saúde e da sua determinação social em favelas e periferias de centros urbanos, lançando luz sobre as diversas dimensões de precariedade que afetam de forma diferenciada as populações que habitam em territórios socioambientalmente vulnerabilizados.
Artigos de opinião, podcast, vídeos e a própria edição da revista (desde agosto de 2020) são alguns dos formatos publicados pelo projeto. Lideranças e comunicadores populares podem enviar sugestões de pauta, matérias e crônicas sobre a saúde em seus territórios a qualquer momento para o e-mail: radarsaudefavela@fiocruz.br.
Mais na web