19/09/2024
Fonte: Icict/Fiocruz
Com o tema 'Furar bolhas: o desafio de criar estratégias contra a desinformação', o Centro de Estudos do Icict convida pesquisadores, estudantes, profissionais de informação e comunicação e demais interessados no assunto. No campo da saúde, a desinformação continua sendo uma grande barreira à promoção da saúde e está na pauta de diversos estudos e pesquisas do Icict e seu programa de pós-graduação.
Confira abaixo a ementa do seminário. A atividade será exibida online, em transmissão ao vivo, na sexta-feira, 20/9, às 14h, no canal da VideoSaúde Distribuidora.
Resumo
Apesar de não ser fenômeno novo, a desinformação ganhou amplitude inédita nos últimos anos. E acentuou-se como um dos grandes desafios para a saúde pública, em nossos tempos - impactando, por exemplo, a cobertura vacinal. Mas como opera a engrenagem de desinformação da internet? Quais as dinâmicas e os atores envolvidos na produção desse tipo de conteúdo? De que forma a divulgação científica e a inovação podem colaborar em seu enfrentamento? Qual o papel dos cientistas nesse processo? Em sua trajetória como pesquisadora, Dayane Machado vem investigando temas como táticas de desinformação no YouTube e o imaginário contemporâneo sobre divulgação científica. Vamos convidá-la a apresentar os resultados de seu trabalho, discutindo os desafios da comunicação sobre ciência ante a desinformação em saúde.
Palestrante: Dayane Machado (DPCT/Unicamp)
Graduada em Comunicação Social pela Universidade do Oeste Paulista (Unoeste) e Mestre em Divulgação Científica e Cultural pelo Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo da Universidade Estadual de Campinas (Labjor - Unicamp). Cursa Doutorado em Política Científica e Tecnológica no Departamento de Política Científica e Tecnológica da Unicamp (DPCT/IG), é pesquisadora do Grupo de Estudos da Desinformação em Redes Sociais, onde pesquisa desinformação sobre saúde. Conheça seu Currículo Lattes.
Debatedora: Juliana Krapp (Icict/Fiocruz)
Jornalista e pesquisadora que atua na interseção entre literatura brasileira, comunicação e saúde pública. Doutora em Literatura Brasileira (Uerj, 2019) e mestre em Comunicação Social pela mesma universidade (2008). É servidora pública da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), onde atua no Instituto de Comunicação e Informação em Saúde (Icict) desde 2011. Foi editora do Portal Fiocruz de 2011 a 2017, e coordenadora da Assessoria de Comunicação do Icict de 2019 a 2023. Coordena a Portinho Livre, plataforma de livros infantojuvenis em acesso aberto da Fiocruz. Conheça seu Currículo Lattes.
Transmissão online
Obs.: Evento aberto ao público, sem necessidade de inscrições ou emissão de certificados.
Mais em outros sítios da Fiocruz