05/09/2024
Nathalia Mendonça (Cooperação Social da Fiocruz)
Na última sexta-feira (30/8), o podcast Radar Saúde Favela, editorado pela Coordenação de Cooperação Social, lançou a sua nova série de episódios intitulada “A Zona Oeste pelas vozes das mulheres” no Spotify. A nova temporada tem o objetivo de promover uma escuta territorial da cidade do Rio de Janeiro, desde a voz e o olhar de mulheres que habitam, trabalham, atuam, militam em diversas lutas e que movimentam e fazem a Zona Oeste e a cidade acontecer. As duas primeiras faixas do podcast, “Elza Serra: uma trajetória de luta” e “Mulheres, direitos e igrejas evangélicas com Elza Serra”, já estão disponíveis para o público.
A primeira faixa da nova série de episódios aborda a trajetória pessoal e militância política de Elza Serra, professora de história, historiadora, pesquisadora e ativista. As lutas pelos direitos das mulheres; direito à saúde e moradia; a relação das mulheres com as igrejas evangélicas; a Zona Oeste e as milícias também são temas debatidos no primeiro episódio do podcast.
“Somente a luta coletiva das mulheres vai mudar esse país. Não existe para nós um país soberano, próspero, rico e desenvolvido sem o DNA das mulheres. Somente as mulheres unidas vão mudar a Zona Oeste. É uma luta muito forte, onde todas as mulheres precisam estar presentes, a gente tem lutado muito para trazer as mulheres para essa compreensão do espectro da luta” destacou Elza Serra.
Mulheres, direitos e igrejas evangélicas
Em seu segundo episódio, a série apresenta um debate sobre a relação das mulheres da Zona Oeste com as religiões, especialmente com as igrejas evangélicas e as possibilidades de mobilização e participação política em prol das mulheres que fazem parte deste contexto religioso. “Dentro desse espectro de luta, quando a gente chama as mulheres para discutir as pautas comuns, a gente consegue de alguma forma quebrar essa bolha. Os problemas das mulheres são iguais, independente da religião que essas mulheres professam. Principalmente nós que somos mulheres negras”, comenta Elza Serra que costura o debate dos novos episódios com seus relatos.
Os episódios do podcast irão narrar fragmentos de biografias, trajetórias intelectuais e políticas, história urbana e lutas sociais. A proposta do conteúdo é contribuir para o diagnóstico sobre a cidade e construção de outras cartografias políticas, capazes de articular o direito à cidade e promoção da saúde.
O podcast Radar Saúde Favela é um projeto da Coordenação de Cooperação Social da Fiocruz voltado à vigilância popular em saúde nas favelas e periferias dos centros urbanos. Acompanhe os novos episódios no canal Spotify e nas redes sociais do Radar.
Sobre o projeto
O Radar Saúde Favela, projeto da Coordenação de Cooperação Social da Presidência da Fiocruz, tem foco em produzir e difundir informações sobre a situação de saúde e da sua determinação social em favelas e periferias de centros urbanos, lançando luz sobre as diversas dimensões de precariedade que afetam de forma diferenciada as populações que habitam em territórios socioambientalmente vulnerabilizados. Artigos de opinião, podcast, vídeos e a própria edição da revista (desde agosto de 2020) são alguns dos formatos publicados pelo projeto. Lideranças e comunicadores populares podem enviar sugestões de pauta, matérias e crônicas sobre a saúde em seus territórios a qualquer momento para o e-mail: radarsaudefavela@fiocruz.br.