13/06/2023
Fonte: Icict/Fiocruz
A Rede Go Fair Brasil Saúde, coordenada pelo Icict, é uma das signatárias do acordo internacional sobre a abertura da informação de pesquisa - a Declaração de Barcelona. No ato, que contou com representantes de instituições de pesquisa, financiadoras e outras organizações, os presentes assumiram o compromisso de “transformar como a informação de pesquisa é utilizada e produzida”.
A coordenadora da Rede Go Fair Brasil e da Rede de Bibliotecas Fiocruz, Viviane Veiga, afirma que ainda é cedo para falar sobre o impacto da Declaração no Brasil, porque apenas duas organizações brasileiras assinaram o Acordo até o momento, o Ibict e a Rede Go Fair Brasil Saúde”. Mas, ela destaca a importância da declaração, “porque o sistema de comunicação científica precisa de transformação e estes compromissos precisam ser estabelecidos para uma sociedade mais justa, com uma produção científica aberta e acessível para toda a sociedade”, afirma.
A Declaração é composta de quatro compromissos básicos:
■ Faremos da abertura o padrão para as informações de pesquisa que usamos e produzimos;
■ Trabalharemos com serviços e sistemas que apoiam e permitem informações de pesquisa abertas;
■ Apoiaremos a sustentabilidade das infraestruturas para informação de investigação aberta; e
■ Apoiaremos ações coletivas para acelerar a transição para a abertura da informação de investigação.
Para a coordenadora, “os compromissos apresentados se juntam a outros movimentos que ganham força na mudança de um sistema fechado de informação científica, valorizando a abertura, diversidade, o multilinguismo e a apoiam a reprodutibilidade da pesquisa”.
Viviane Veiga também reafirma que “os pilares da Rede Go Fair Brasil Saúde apoiam a implementação dos compromissos da Declaração, pois atuamos em pesquisas, infraestrutura, sensibilização e treinamento em prol da abertura da ciência”.
A publicação pode ser lida aqui, mas a sua versão para o português ainda não foi implementada. Em setembro de 2024, haverá a Conferência de Paris sobre Informação de Pesquisa Aberta, onde serão debatidos os pontos do documento e o número de instituições signatárias da Declaração deverá ser ampliado.
Atualmente, dentre os signatários, estão: Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - Ibict (Brasil), Centro de Pesquisa Athena (Grécia), Universidade de Tecnologia de Delft (Holanda), Universidade Sorbonne (França), Instituto de Tecnologia de Izmir (Turquia), Centro de Supercomputação da Galiza (Espanha), Universidade de Tecnologia de Hamburgo (Alemanha), Universidade do Minho (Portugal), Universidade Charles (República Tcheca), Fundação Bill e Melinda Gates (EUA) e o Instituto de Ensino Superior da Academia Nacional de Ciências da Educação da Ucrânia (Ucrânia).
A Rede Go Fair Brasil Saúde é formada por várias instituições de pesquisa e ensino no país.
Para saber mais, acesse https://portal.fiocruz.br/go-fair-brasil-saude
Mais em outros sítios da Fiocruz