19/09/2023
Fonte: Icict/Fiocruz
A Biblioteca de Manguinhos recebeu a visita de 120 crianças e adolescentes da ONG Origem, que realiza um trabalho de reforço escolar na comunidade de Manguinhos.
Com idades entre 6 e 17 anos, os visitantes foram recebidos pela equipe da Biblioteca, que contou a história do espaço e falou sobre o seu funcionamento. Ao final da visita guiada, o grupo participou de jogos lúdicos - jogo da memória envolvendo cientistas famosos, Verdadeiro x Falso e jogos de cartas – voltados a estimular a divulgação científica de forma leve, de acordo com as faixas etárias. As crianças mais novas entraram em contato com conteúdos básicos sobre educação em saúde brincando com cartilhas de colorir sobre o tema.
“Nós ficamos muito felizes em recebê-los na Biblioteca, nossa equipe preparou uma série de atividades. Eles puderam vislumbrar diferentes formas de usar uma biblioteca e saber que ser um pesquisador ou cientista também é uma opção de vida para eles”, afirma Tarcila Peruzzo, coordenadora da Biblioteca de Manguinhos.
Para estimular ainda mais o gosto e a curiosidade pela ciência nas novas gerações, a equipe da Biblioteca, em parceria com o Instituto de Comunicação e Informação em Saúde (Icict/Fiocruz), distribuiu exemplares do livro Histórias para Inspirar Futuras Cientistas, escrito por Juliana Krapp e Mel Bonfim, para todos os visitantes.
A Biblioteca de Manguinhos funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h. Para agendar uma visita basta entrar em contato pelo telefone (21) 3865-3220 ou pelo e-mail bibmang@icict.fiocruz.br. O agendamento também pode ser feito por meio do perfil @bibliotecademanguinhos no Instagram.
A realização das atividades lúdicas e condução dos jogos contou com apoio do Multimeios (Icict) e do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Fiocruz (Asfoc).
Mais em outros sítios da Fiocruz