A 23ª edição do informativo Radar Saúde Favela, editorado pela Coordenação de Cooperação Social da Presidência da Fiocruz, apresenta o especial “Racismo ambiental e climático e direito à cidade”. Também são destaques os eventos climáticos e os deslocamentos forçados; as presenças indígenas em contextos urbanos; tecnologias sociais de produção de dados sobre saneamento em favelas; participação e controle social nas políticas públicas.
Radar Saúde Favela é o novo informativo produzido pela Coordenação de Cooperação Social da Fiocruz. Gestado no primeiro ano da pandemia de Covid-19 no Brasil, o projeto foi um dos produtos da Sala de Situação Covid-19 nas Favelas do Rio de Janeiro, vinculada ao Observatório Covid-19 Fiocruz. Estruturado com base no monitoramento ativo de fontes não oficiais, o antigo Radar Covid-19 Favela trouxe análises populares e científicas sobre a situação de saúde em territórios periféricos, visibilizando iniciativas populares de enfrentamento à pandemia no decorrer de suas 17 edições, publicadas entre agosto de 2020 e junho de 2022.
O informativo Radar Saúde Favela tem como foco produzir e difundir informações sobre a situação de saúde e da sua determinação social em favelas e periferias de centros urbanos, lançando luz sobre as diversas dimensões de precariedade que afetam de forma diferenciada as populações que habitam em territórios socioambientalmente vulnerabilizados.