15/06/2022
Fundação Oswaldo Cruz
A Fiocruz, por meio do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz), informa o acompanhamento médico de um caso de monkeypox. O caso não é autóctone, ou seja, a transmissão da doença não ocorreu no Brasil.
O paciente é um homem de 38 anos que chegou de viagem da Europa e procurou o INI/Fiocruz no dia 12 de junho, com sintomas leves e uma única lesão na pele. Os exames para diagnóstico foram coletados no mesmo dia e analisados por sequenciamento genético do vírus pelo Laboratório de Biologia Molecular de Vírus do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da Universidade Federal do Rio de Janeiro (LBMV/IBCCF/UFRJ). O resultado confirmando monkeypox foi liberado na noite do dia 14 e as autoridades sanitárias foram comunicadas em seguida. O paciente passa bem e está em isolamento domiciliar.
Detalhes que possam identificar o paciente não serão divulgados em respeito à confidencialidade da relação médico-paciente, de acordo com o estabelecido pelo Código de Ética Médica do Conselho Federal de Medicina.
Mais em outros sítios da Fiocruz