Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Início do conteúdo

Fiocruz/SP: Pesquisadores e linhas de pesquisa


João Santana da Silva

Currírulo lattes: http://lattes.cnpq.br/1551316349134426 
Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo/USP (1976), Mestrado (1979) e Doutorado (1983) em Bioquímica pela USP e Pós Doutorado nos Estados Unidos na Seattle Biomedical Research Institute (1989 a 1991). Professor Sênior da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP e Especialista da Fiocruz, Pesquisador 1A do CNPq, membro da Academia Brasileira de Ciências e do corpo editorial do Brazilian Journal of Medical and Biological Research, BioMed Research International e Frontiers in Microbiology. Foi Presidente da Sociedade Brasileira de Imunologia, Coordenador da área de Ciências Biológicas III da CAPES, Coordenador do Programa de Imunologia Básica e Aplicada da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Presidente da Comissão de Pós-Graduação da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Presidente da Fundação Instituto Polo Avançado em Saúde e ganhador do Prêmio Capes-Elsevier em 2015. A atuação principal é na linha de pesquisa sobre Regulação da Resposta Imune e Imunoparasitologia.

Linhas de Pesquisa:
1. Imunoparasitologia;
2. Controle da resposta imune em infecções por parasitas: imunidade inata e adaptativa;
3. Quimiocinas e citocinas no controle da lesão granulosa;
4. Imunopatologia: controle por linfócitos, citocinas e quimiocinas.

Ricardo Tostes Gazzinelli

Currírulo lattes: http://lattes.cnpq.br/9148354106985023 
Ricardo Gazzinelli é Professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Pesquisador Fiocruz, Professor da Universidade de Massachusetts (UMASS), Professor Visitante da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP e Pesquisador 1A do CNPq. Fez contribuições importantes na área de imunologia das doenças parasitárias. É Coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Vacinas/MCT e tem contribuído para o desenvolvimento de vacinas contra as doenças negligenciadas, mais precisamente a leishmaniose, doença de Chagas e malária. É membro da Academia Brasileira de Ciências, The World Academy of Sciences (TWAS) e recebeu as seguintes distinções: Biotechnology Fellowship from Rockfeller Foundation (1995); Prêmio FUNDEP - área ciências biomédicas (2002); fellowship from John Simon Guggenheim Memorial Foundation (2004); prêmio CAPES/ELSEVIER - área Bioquímica (2007); prêmio da TWAS - área ciências médicas (2009); prêmio Marcos Mares-Guia da FAPEMIG/SESTEC (2009); Comendador (2007) e Grã-Cruz (2010) da Ordem de Mérito Científico; Orientador - Grande Prêmio de Teses CAPES Ciências da Vida (2012), e prêmio tese na área Bioquímica (2012) e Medicina (2011 e 2017), Cátedra CAPES/Harvard (2013-2014), Prêmio Santander Universidade Biotecnologia (2013) e Prêmio Péter Murányi (2014). Co-fundador do Centro de Tecnologia de Vacinas (UFMG-Fiocruz) e Detechta Biotecnologia S.A..

Linha de Pesquisa: 
1. Imunidade inata;
2. Vacinologia;
3. Imunologia das doenças parasitárias;
3. Malária;
4. Desenvolvimento de vacinas e testes de imunodiagnóstico.

Rodrigo Guerino Stabeli

Currírulo lattes: http://lattes.cnpq.br/9479420856670926 
Rodrigo Stabeli concluiu seu Doutorado em Bioquímica e Imunologia pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto em 2003. Foi Diretor de Pesquisa e Inovação do Instituto de Pesquisas em Patologias Tropicais de Rondônia - Ipepatro (2006-2009), Diretor da Fundação Oswaldo Cruz - Unidade de Rondônia (2009-2013), Vice-Presidente, titular da pasta Pesquisa e Laboratórios de Referência, VPPLR (2013-2017). Atualmente exerce o cargo de Especialista/Pesquisador Titular em Saúde Pública na área de Biotecnologia e dirige a Plataforma Bi Institucional de Pesquisa em Medicina Translacional - Fiocruz/SP, primeiro escritório técnico da Fiocruz no Estado de São Paulo. É Professor do Departamento de Medicina da Universidade Federal de São Carlos (RTP/20) e Professor Visitante da Faculdade Medicina de Ribeirão Preto - USP. Stabeli é membro da Academia Brasileira de Ciências (2008), membro ordinário da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência e Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (SBMT). Stabeli coordenou as ações de enfrentamento da Emergência Sanitária de Importância Internacional decretada em 2016 pela Fiocruz. Atualmente faz parte do Grupo de Trabalho enfrentamento da COVID19 em Ribeirão Preto, membro da CTNBIO área de saúde humana e é membro Consultor Externo Nacional da OPAS/OMS para o Departamento de Vigilância, Preparação e Resposta a Emergências e Desastres (OPAS/OMS).

Linhas de Pesquisa: 
1. Biotecnologia de insumo diagnóstico e soroterapia aplicada em Medicina Tropical;
2. Purificação e caracterização de toxinas animais de interesse biotecnológico; 
3. Produção de insumos médicos a partir da nanotecnologia;
4. Produção de anticorpos de cadeias simples para tratamento e diagnóstico.

 

Projetos de pesquisa em andamento

Projeto de Pesquisa - Capes
Título: Vacina contra Covid-19 usando vírus da influenza recombinante expressando fragmentos do spike do SARS-CoV-2: efeito sobre comorbidades pulmonares e resposta imune de pacientes curados da doença.
Pesquisador Responsável: João Santana da Silva

Projeto de Pesquisa
Título: Interface da resposta imunológica na obesidade e tuberculose
Pesquisador Responsável: João Santana da Silva

CPDI - Centro de Pesquisa em Doenças Inflamatórias.
Coordenador: Fernando de Queiroz Cunha
Integrante: João Santana da Silva

Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia – CNPq/Fapemig
Título: Instituto Nacional de Ciências e Tecnologia de Vacinas.
Pesquisador Responsável: Ricardo Tostes Gazzinelli

Projeto de Pesquisa Temático – Fapesp
Título: Mecanismos imunológicos de resistência e patogênese da malária.
Pesquisador Responsável: Ricardo Tostes Gazzinelli

Projeto de Pesquisa – DECIT/Gates Foundation
Título: Monitoração de indivíduos assintomáticos com parasitemia subpatente pelo Plasmodium vivax e seu potencial de transmissão para o Anopheles (Nyssorynchus) darlingi.
Pesquisador Responsável: Ricardo Tostes Gazzinelli

Projeto de Pesquisa – NIAID/NIH
Título: Internacional Center of Excellence on Malaria Research – Amazonia, Immunology of Asymptomatic Malaria and the Immunity Effects in Plasmodium Transmission.
Pesquisador Responsável: Ricardo Tostes Gazzinelli

Projeto de Pesquisa – NIAID/NIH
Título: The circadian cycle and malaria. 
Pesquisador Responsável: Ricardo Tostes Gazzinelli

Projeto de Pesquisa – NIAID/NIH
Título: Innate Immunity and malaria. 
Pesquisador: Ricardo Tostes Gazzinelli

Projeto de Pesquisa -– Fapesp
Título: Vacina intranasal bivalente utilizando vírus influenza expressando a proteína S (spike) do SARS-CoV-2: mecanismos de proteção e lesão pulmonar.
Pesquisador Responsável: Ricardo Tostes Gazzinelli

Projeto de Pesquisa – INOVA/Fiocruz
Título: Utilização do vírus influenza expressando hemaglutinina H1 ou H3 e porção antigênica da proteína S (spike) do SARS-CoV-2 como vacina bivalente para prevenção da gripe sazonal e Covid-19.
Pesquisador Responsável: Ricardo Tostes Gazzinelli

Projeto de Pesquisa – MCTI/Finep
Título: Escalonamento de insumos e kit de diagnósticos para ampliação da capacidade de processamento e amostras de COVID-19.
Pesquisador Responsável:  Ricardo Tostes Gazzinelli

Projeto de Pesquisa – INOVA/Fiocruz
Título: Testes de toxicidade, segurança e imunogenicidade de uma vacina recombinante para a leishmaniose visceral humana. 
Pesquisador Responsável: Ricardo Tostes Gazzinelli

Projeto de Pesquisa Temático – Fapesp
Título: SPIICA- Rede Internacional São Paulo - Imperial College (UK) de estudo das correlações imunológicas em arbovírus: Especial ênfase em CHIKV.
Pesquisador Responsável: Rodrigo Guerino Stabeli

Projeto de Pesquisa CNPq
Título: CDR3 – Plataforma de desenvolvimento de nanocorpos do tipo VHH aplicados à produção de insumos para fins terapêuticos, diagnósticos e/ou para a pesquisa Especial ênfase: insumos neutralizantes do tipo VHH aplicados para o tratamento de Zika e Chikunguny.
Pesquisador Responsável: Rodrigo Guerino Stabeli

Projeto de Pesquisa CNPq
Título: REPLICK - Estudo Multicêntrico da História Natural da Infecção por Chikungunya.
Coordenador:  André Siqueira
Vice Coordenador: Rodrigo Guerino Stabeli

Projeto de Pesquisa INOVA/Fiocruz 
Rebracovid - Estudo multicêntrico da história natural do novo Coronavírus SARS-CoV-2 no Brasil (Rebracovid).
Coordenador Geral: Julio Croda
Coordenador Centro São Paulo: Rodrigo Guerino Stabeli
 

Voltar ao topoVoltar