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Divulgação Científica - Produtos

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Produtos e iniciativas

A diversidade dos produtos de divulgação científica desenvolvidos pela Fiocruz é enorme. Como uma instituição de referência nacional em saúde pública e de excelência na produção de conhecimento científico, a Fundação atua em áreas muito diversificadas e em todo território nacional. Por isso mesmo, também a divulgação científica produzida em nossas unidades e escritórios aborda uma ampla gama de temáticas e se apresenta em diversos formatos a diferentes públicos

Um inventário com boa parte desses produtos pode ser encontrada neste espaço digital em constante crescimento. São vídeos, jogos, exposições, peças de teatro, aplicativos, livros, mostras e muitos outras iniciativas; sistematicamente produzidos por nossa comunidade. Do analógico e digital, em diferentes meios, suportes e linguagens, as iniciativas procuram estabelecer canais de diálogo com a população e contribuem para ampliar o acesso e a apropriação social do conhecimento científico produzido pela Fiocruz, um dos pilares na construção da cidadania. 
 

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Em 2013 foi inaugurado no ECV um modelo cenográfico de um vaso sanguíneo intitulado “Artéria gigante”, que representa o interior de uma artéria humana em grande escala.

A fim de proporcionar a troca de vivências entre meninas estudantes das escolas públicas do Distrito Federal e as cientistas da Fiocruz Brasília, a instituição estará de portas abertas no dia 11 de fevereiro de 2020 para receber a comunidade escolar do DF no 1º Seminário #Mais Meninas na Fiocruz

No contexto de isolamento social, o uso de tecnologias e das redes sociais aumentou consideravelmente.

O entendimento de como funciona o nosso sistema imune frente a infecções sempre despertou curiosidade. Com a pandemia de Covid-19, muito se tem falado a respeito das nossas células de defesa, da produção de anticorpos e das reações adversas que podem ocorrer por causa das vacinas.

Esse projeto visa contribuir, desenvolvendo atividades pedagógicas, de formação continuada e atualização, com base na Teoria da Aprendizagem Significativa, de David Ausubel (1963), dentro do contexto de ensino não-formal, e materiais informativos, voltados aos profissionais de saúde: Agentes Comu

Instituído pela Organização das Nações Unidas, o Dia Internacional de Mulheres e Meninas na Ciência é comemorado no dia 11 de fevereiro.

“Território, Saúde e Ambiente: a tosse misteriosa”, é um livro-jogo, similar ao RPG, que trata do tema da tuberculose e das políticas públicas em favelas e periferias urbanas.

Com programação diversificada, o projeto “Mulheres e Meninas na Ciência de Rondônia – um elo entre o passado e o futuro” despertou o interesse de meninas estudantes da rede pública de ensino, para a pesquisa científica.

Percebeu-se a necessidade de dar visibilidade às falas dos jovens, incentivando-os a contar sua história de vida, do seu jeito, no seu tempo.

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