Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Início do conteúdo

Cooperação técnica


Instituto Nacional Científico e de Pesquisa Médica da França (Inserm)

Uma parceria de duas décadas que aproxima cientistas do Brasil e da França. A colaboração internacional entre o Inserm e a Fiocruz já resultou em mais de 60 projetos conjuntos ao longo de 20 anos. Os estudos em andamento incluem uma nova terapia, com o objetivo de amenizar os efeitos do processo inflamatório da distrofia muscular de Duchenne. Outra linha de pesquisa observa o efeito da laminina na migração, proliferação e sobrevivência de células humanas transplantadas.

Rede Internacional de Institutos Pasteur

O instituto Pasteur está na história dos primórdios da Fiocruz, já que foi a partir de sua vivência na França e no Pasteur - em fins do século XIX – que Oswaldo Cruz criou a instituição de saúde que se tornou modelo no Brasil. Única instituição brasileira associada à Rede Internacional de Institutos Pasteur, a Fiocruz renovou e ampliou este acordo bilateral. Além de projetos de pesquisa que visam contribuir para o controle de doenças, como Aids e tuberculose, os acordos patrocinam o desenvolvimento de ações conjuntas na África e América Latina.

Centro Nacional de Pesquisa Científica (CNRS)

A Fiocruz e o Centro Nacional de Pesquisa Científica (CNRS), também da França, assinaram, em 2012, a renovação do convênio do Laboratório Internacional Associado em Imunologia e Imunopatologia (LIA–Imuno) por mais quatro anos. Trata-se de um laboratório virtual que tem, entre outros objetivos, estudar os mecanismos envolvidos na migração de leucócitos em organismos em condições saudáveis e patológicas. O LIA-Imuno, criado em 2007, financiado pela cooperação entre Fiocruz e o CNRS, hoje já o maior centro de pesquisa da França. Essa cooperação prevê, além do laboratório, a troca de informações e literatura científica através do intercâmbio de publicações e periódicos científicos, a organização de conferências bilaterais e seminários, integração de pesquisas, dentre outras iniciativas.

Voltar ao topoVoltar