14/08/2014
Por Lucas Rocha/IOC
Pesquisadores, estudantes, profissionais de saúde e demais interessados no campo da leishmaniose têm, a partir de agora, mais uma valiosa fonte de consulta. Disponível online e com acesso gratuito, o livro Leishmaniasis - Trends in Epidemiology, Diagnosis and Treatment conta com 534 páginas sobre epidemiologia, diagnóstico e tratamento da doença. Pesquisadores do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) - Alba Valéria Machado da Silva, do Laboratório de Bioquímica de Proteínas e Peptídeos, e João Carlos Araujo Carreira, do Núcleo IOC-Jacarepaguá - participam da publicação por meio do capítulo The Geospatial Approach on Eco-Epidemiological Studies of Leishmaniasis.
No capítulo, os especialistas do IOC apresentam uma abordagem que considera os aspectos geográficos ao interpretar características de transmissão e comportamento da leishmaniose. Utilizando gráficos, ilustrações e tabelas, os pesquisadores mostram que, dependendo das condições ecoepidemiológica, a leishmaniose pode apresentar-se de forma silvestre ou em ciclos de transmissão doméstica. Entre os fatores mais importantes que compõem essas condições, eles citam, por exemplo, as características ambientais (bióticos e abióticos), bem como o parasita, vetor e espécies hospedeiras envolvidos. A pesquisadora do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (ICICT/Fiocruz), Mônica de Avelar Figueiredo Mafra Magalhães, também participa do capítulo.
Disponível online pela InTechOpen, editora mundial de revistas e livros nas áreas de ciência, tecnologia e medicina, a publicação reúne diversos estudos realizados no Brasil e no Oriente Médio.