Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Einstein na Fiocruz: Seção de Obras Raras exibe periódico assinado pelo físico alemão (8/5)

Foto de Albert Einstein visitando o Instituto Oswaldo Cruz em 1925

07/05/2015

Por: Graça Portela (Icict/Fiocruz)

Compartilhar:

Em comemoração aos 90 anos da visita de Albert Einstein ao Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), que aconteceu em no dia 8 de maio de 1925, a Seção de Obras Raras da Biblioteca de Manguinhos, exibirá o periódico Annalen der Physik, que contém o artigo Zur Elektrodynamik bewegter Korper, de sua autoria, datado e assinado pelo físico alemão em sua visita ao Instituto.

Conforme a linha do tempo no Portal Fiocruz, a visita de Einstein foi matéria de primeira página no diário O Jornal, intitulada O Dia de Einstein. O texto informava "Einstein, o grande mathematico que, atualmente, o Rio hospeda, passou hontem mais um dia em nossa metropole, tendo feito uma visita ao Instituto Oswaldo Cruz e realizado sua segunda conferência na Escola Polytechnica". A ilustração da matéria foi feita por desenhista do Instituto.

Em sua visita à América Latina, Einstein passou pela Argentina, Uruguai e Brasil. No país, o físico inicialmente passou no dia 21 de março de 1925, quando visitou o Jardim Botânico e almoçou no hotel Copacabana Palace. Retornou ao Brasil e ficou de 4 a 12 de maio de 1925, hospedado no tradicional Hotel Glória. No período, realizou visitas a diversas instituições, como o Museu Nacional (7/5), o Instituto Oswaldo Cruz (atual Fundação Oswaldo Cruz, em 8/5), o Observatório Nacional (9/5) e o Hospital dos Alienados (11/5). Em uma mensagem gravada na Rádio Sociedade, em seu idioma saldou o povo brasileiro, falando da importância dos meios de comunicação radiofônica “para a difusão da cultura e do conhecimento científico, desde que utilizados por pessoas qualificadas”.

No IOC, Einstein esteve com Carlos Chagas, Adolpho Lutz, Carlos Burle de Figueiredo, Antonio Eugenio de Area Leão, Nicanor Botafogo Gonçalves da Silva, Alcides Godoy, dentre outros, conforme registro feito na ocasião. Durante a visita, Einstein assinou o exemplar da revista Annalen der Physik que se encontra desde então sob a guarda da Biblioteca da Fundação Oswaldo Cruz. O artigo descreve pela primeira vez a teoria da relatividade, que este ano também completa 110 anos de descobrimento.

Em uma oportunidade única, o exemplar ficará exposto somente durante o dia 8 de maio de 2015, sexta-feira, no salão de leitura da Seção de Obras Raras, que fica no Castelo Mourisco, 3º andar, na Avenida Brasil, 4365, Manguinhos.

* Colaborou: Maria Claudia Santiago - Seção de Obras Raras/Biblioteca de Manguinhos

Voltar ao topoVoltar