Início do conteúdo

Biblioteca de Saúde Pública: Perguntas frequentes


Quais as bases de dados disponíveis na Biblioteca para acesso on-line?

As bases de acesso on-line disponíveis podem ser identificadas e consultadas a partir desta homepage.  Se após a consulta você ainda estiver com dúvidas, consulte um bibliotecário no setor de Referência e Circulação. A consulta pode ser feita no local, pelo e-mail
bibsp@icict.fiocruz.br ou através do telefone (21) 3882-9095

Quem pode acessar as bases de dados?

O serviço é oferecido a usuários internos e externos.  A pesquisa em fontes eletrônicas poderá ser impressa gratuitamente até dez páginas por usuário. O tempo de consulta para cada usuário será de uma hora, exclusivamente em bases de dados científicas. O usuário pode agendar um horário, se desejar.

Gostaria de acessar uma base de dados, mas não sei utilizar esse recurso. Tem um bibliotecário para me orientar?

Sim, nosso atendimento é personalizado. A Biblioteca de Saúde Pública disponibiliza para consulta a bases de dados um bibliotecário para orientar e auxiliar nas pesquisas. Agende um horário pelo telefone (21) 3882-9095 ou pelo e-mail  bibsp@icict.fiocruz.br

Eu posso utilizar um browser (navegador) que não seja Netscape 4.x ou MS-Internet Explorer 4.x / 5.x / 6.x para acessar o catálogo on-line das bibliotecas da FIOCRUZ?

Sim, desde que o navegador trabalhe com protocolos ISO (protocolo padrão 1.1 e protocolo http 1.1). O sistema Aleph, foi desenvolvido para funcionar com padrões aceitos internacionalmente. Os navegadores que não utilizam esses padrões, não funcionam com o Aleph modoWeb.

Preciso de um documento que não faz parte do acervo da Biblioteca. É possível obtê-lo em outras bibliotecas?

Sim, a Biblioteca de Saúde Pública oferece o serviço de Comutação Bibliográfica - COMUT.

Como realizar uma busca pelo nome do autor?

A pesquisa pelo nome de autor é processada através do Formulário Avançado, considerando o campo de busca Autor, que contém sobrenome e nomes ou sobrenome e iniciais dos autores, separados por vírgula.

Os nomes dos autores nem sempre estão de forma padronizada. A base de dados considera a forma do nome como está publicado no artigo original.

Dica: use sempre que possível o índice do campo Autor para montar a expressão de pesquisa no formulário. Uma opção alternativa é usar o recurso $ para truncar parte do nome ou sobrenome.

- Exemplo : Luis David Castiel
Castiel$ (recupera as variações de nome com o radical de sobrenome) ou, Castiel, L$ (recupera as variações do nome Luis ou Luiz; Davi ou David).

Como localizar um periódico na estante?

Para livros e monografias anote sempre o campo Localização.
Este campo contém o código da nossa biblioteca BR526.1, e logo após, a classificação da obra, que informará a sua localização no nosso acervo.

- Exemplo: Localização: BR526.1; 363.7, M385e

Nossos livros e monografias estão organizados por ordem de classificação do assunto.
Para artigos de periódicos anote sempre o campo Fonte.
Este campo informa o nome do periódico, volume, número, páginas e data de publicação do artigo.

- Exemplo: Cad. saúde pública;17(2):313-22, mar.-abr. 2001

Nossos periódicos estão organizados por ordem alfabética de títulos.

Voltar ao topoVoltar