Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Início do conteúdo

Nísia Trindade Lima

Sociologia do Brasil Urbano, A

Em meio às comemorações pelos 450 anos de fundação da cidade do Rio de Janeiro, a Editora Fiocruz traz ao público a segunda edição de um livro que é referência no estudo de habitações populares e favelas no Brasil e na América Latina: A Sociologia do Brasil Urbano, do antropólogo Anthony Leeds e da cientista política Elizabeth Leeds. O original, fruto de uma década de pesquisas, havia sido originalmente publicado em 1978 por iniciativa do antropólogo Gilberto Velho.

Português, Brasil

Saúde Coletiva: a Abrasco em 35 anos de história

Comemorativo dos 35 anos de atuação da Associação Brasileira de Saúde Coletiva, este livro traz 11 capítulos de pesquisadores e estudiosos que fazem parte dessa história. A coletânea privilegia os grandes eixos da política da Abrasco sem deixar de lado as diferentes áreas temáticas em que atuam seus associados.  Trata-se de um registro fundamental do caminho trilhado desde o início da sua atuação, num período político bastante complicado no Brasil, até os dias de hoje, quando ainda há tantos desafios a serem vencidos na área da saúde coletiva.

Português, Brasil

Saúde e Democracia: história e perspectivas do SUS

Trata-se de um dos mais abrangentes, profundos e qualificados exercícios analíticos sobre o sistema de saúde brasileiro desenvolvido nos últimos anos. O livro inclui artigos de diferentes autores sobre as diversas fases do SUS, abordando temas como situação de saúde, financiamento do SUS, C&T em saúde, os trabalhadores da saúde no país, a descentralização, os conceitos de saúde, a universalização versus a focalização, o público e o privado, o modelo de atenção à saúde praticado e a estratégia da saúde da família.

Preço: 65,00 | 504 páginas

Português, Brasil

Saúde Coletiva como Compromisso: a trajetória da Abrasco

O termo ‘saúde coletiva’ é uma invenção brasileira que hoje está presente na agenda acadêmica e política de países da América Latina, do Caribe e da África e trata, acima de tudo, de uma forma de abordar as relações entre conhecimentos, práticas e direitos referentes à qualidade de vida. A Abrasco – Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva – nasceu em 1979 impregnada por esse sentido de inovação.

Português, Brasil

Louis Pasteur & Oswaldo Cruz: inovação e tradição em saúde

Organizado como parte das comemorações do Ano do Brasil na França, o livro é fruto da cooperação entre a Fundação Oswaldo Cruz e o Instituto Pasteur. Apresenta a história da contribuição científica de Pasteur e Oswaldo Cruz, relata os desafios atuais para as relações entre pesquisa em saúde e melhoria nas condições de saúde das sociedades em desenvolvimento, aborda os investimentos em políticas de saúde em nível internacional e o papel do Instituto Pasteur e finaliza relembrando a histórica parceria entre os dois institutos. Textos em português e francês.

Português, Brasil

Escola para a Saúde, Uma

O livro apresenta os caminhos percorridos na direção da profissionalização e da especialização em saúde pública no Brasil, refletindo as influências e iniciativas nacionais e internacionais.na criação da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp), em 1954.

Português, Brasil

Antropologia Brasiliana: ciência e educação na obra de Edgard Roquette-Pinto

O nome Roquette-Pinto sempre esteve associado à divulgação das ciências, primeiro através do rádio e a democratização do saber, iniciada em 1922 e, depois, com a aventura do Cinema Educativo nos anos 1930. No entanto, seu interesse pelas ciências, como base de reformas sociais, partiu dos estudos das raças e dos tipos antropológicos brasileiros.

Português, Brasil

Voltar ao topoVoltar