Aprofundar a discussão sobre os fundamentos do trabalho no Brasil contemporâneo, relacionando-a ao trabalho e à educação dos trabalhadores na área da saúde: esta é proposta do presente livro, que completa uma trilogia sobre trabalho, educação e saúde, junto com os títulos Fundamentos da Educação Escolar no Brasil Contemporâneo (2006) e
Nos últimos anos, cresceu o desemprego na população geral (inclusive entre os mais instruídos), ao mesmo tempo em que a melhora da escolaridade acompanhou o aumento de postos de trabalho de baixos salários. Diante desse quadro, como pensar a educação escolar e a formação técnico-profissional numa época em que a educação já não garante um bom emprego? Esta é a questão central da coletânea Fundamentos da Educação Escolar do Brasil Contemporâneo, publicada pela Editora Fiocruz. O livro reúne oito artigos escritos por especialistas de expressão internacional no assunto.
"No processo de construção do SUS, a temática da formação dos trabalhadores técnicos da saúde tornou-se uma preocupação crescente, alvo de ações públicas em face da escassez e má distribuição entre os estados brasileiros, mas principalmente por causa do grande contingente de trabalhadores com precária ou nenhuma formação profissional”, informam os organizadores na apresentação da obra que discute temas que abrangem desde a expropriação da classe operária à seguridade social, da globalização neoliberal à Reforma Sanitária até chegar à política educacional brasileira na soc