Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Conferencia de abertura: As fake news são sintoma de quê? (Alexandre Coutant)

Conferencia de abertura: As fake news são sintoma de quê? (Alexandre Coutant)

Compartilhar:

As Fake News são sintomas de quê? O que há por trás das informações falsas? Como qualificar uma informação e produzi-la? Estas foram algumas das questões destacadas pelo diretor do Comsanté da Universidade de Québec em Montreal (Canadá), Alexandre Coutant, durante a Conferência que marcou a abertura oficial do II Seminário Internacional e VI Seminário Nacional As relações da Saúde Pública com a Imprensa: Fake News e Saúde, promovido pela Fiocruz Brasília. A programação segue até a próxima quinta-feira (21/3).

Durante a conferência, o pesquisador e professor da universidade canadense apontou os conceitos e tipos de informações falsas, entre eles sátira, paródia, manipulação, a informação fabricada, a publicidade e a propaganda, além das motivações que levam a produção dessas fake news. Coutant ressaltou a complexidade desse fenômeno, e a importância de se observar o que há por trás da disseminação dessas informações. Para o pesquisador, em termos de análise de como as pessoas interpretam as fake news, a eficácia das informações falsas repousam na sua capacidade de viralidade.

No primeiro dia do evento, Coutant, também pesquisador e professor do Departamento de Comunicação Social e Pública da UQAM, ministrou o minicurso Informar-se em um mundo de falsas informações: produzir e interpretar conteúdos no novo ecossistema informacional. Realizado pela primeira vez no Brasil, a atividade teve como objetivo estimular as reflexões e discussões sobre o tema das fake news e saúde.

Estimular a reflexão sobre como a sociedade tem se relacionado e atuado na veiculação dessas desinformações foi a proposta do II Seminário Internacional e VI Seminário Nacional As Relações da Saúde Pública com a Imprensa: Fake News, realizado pela Fiocruz Brasília entre os dias 18 e 21 de março de 2019, na capital federal.

A edição de 2019 reuniu, entre profissionais de saúde, comunicação e acadêmicos, participantes de várias instituições, como faculdades de Comunicação e de Saúde do Distrito Federal, e foi financiada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. Entre as novidades implementadas ao longo das edições, no início de 2019 houve a publicação do primeiro e-book do Seminário RSPI, que reúne conteúdo do evento anterior, realizado em 2017: https://www.fiocruzbrasilia.fiocruz.br/fiocruz-brasilia-lanca-serie-sobr...

Há 11 anos, a Fiocruz Brasília promove os seminários As Relações da Saúde Pública com a Imprensa. Idealizado pela Assessoria de Comunicação (Ascom) da instituição, o evento já abordou vários temas de interesse direto da sociedade, com o propósito de motivar aproximações entre o setor público, a academia, a mídia e a sociedade. “Esse seminário, realizado desde 2008, busca aproximações entre mundos que do nosso ponto de vista são essenciais para qualidade de vida e para o bem da sociedade brasileira”, afirmou Vasconcelos, coordenador do evento.

www.fiocruzbrasilia.fiocruz.br
facebook.com/fiocruzbrasilia

Data do vídeo: 
13/06/2019 - 11:38
Canal do vídeo: 
Fiocruz Brasília (Fundação Oswaldo Cruz - Brasília)

Voltar ao topoVoltar