Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Início do conteúdo

Criança, Mulher e Saúde

Livros que questionam o estabelecido e fundam novas possibilidades no campo da atenção à saúde da mulher e da criança, englobando a clínica médica, as ciências sociais e humanas, as ciências básicas e a saúde coletiva.

Parto Natural, Parto Humanizado: perspectivas de mulheres de camadas populares e médias

Resultado de pesquisa para a realização de tese de doutorado da autora Olivia Hirsch, o livro Parto Natural, Parto Humanizado: perspectivas de mulheres de camadas populares e médias se debruça sobre experiências de parto humanizado em dois diferentes segmentos sociais de uma metrópole do Brasil. 

Português, Brasil

Tessituras do Cuidado: as condições crônicas de saúde na infância e adolescência

Com o objetivo de compreender como se constrói o cuidado às condições crônicas na infância e na adolescência em hospitais de média e alta complexidade, a psicóloga e sanitarista Camila Aloisio Alves estudou as relações entre crianças e adolescentes com doenças crônicas, seus familiares e profissionais da saúde, em ambientes de internação (neonatologia, pediatria e cirurgia pediátrica). O cuidado, assumido como categoria central da pesquisa, conduziu a autora a estudar essas relações a fim de refletir criticamente não só sobre o cotidiano da assistência, mas também sobre as possibilidades de

Português, Brasil

Cenas de Parto e Políticas do Corpo

O Brasil é o recordista mundial de cesáreas. Aqui, de 52% a 88% dos partos são cirúrgicos na rede pública e na rede privada, respectivamente. Porém, não é só o alto número de cesarianas que chama a atenção, mas o que está por trás disso: as cesáreas são a escolha da maior parte das gestantes e dos profissionais que cuidam delas. Nesta obra, a autora - antropóloga e feminista - pesquisou um grupo que optou por parir diferentemente: da maneira mais natural possível.

Português, Brasil

Vértice do Impensável: um estudo de narrativas em síndrome de Down

Uma história das histórias sobre pessoas com síndrome de Down, produzida com rigor científico e metodológico, mas escrita com a clareza e a sensibilidade que o tema exige: esta obra identifica imagens e significados culturalmente produzidos que revelam como, com base no discurso biomédico, a sociedade se relaciona com pessoas que trazem as marcas da síndrome de Down, conforme o que é convencionado como ‘normal’ e ‘patológico’, como ‘igual’ ou ‘mesmo’ e ‘diferente’ ou ‘outro’.

Português, Brasil

Valores Familiares e Uso Abusivo de Drogas

Os novos modelos de constituição da constelação familiar e a maneira como as mudanças nos padrões de comportamento podem desencadear conflitos nas relações, muitas vezes vêm acompanhados do consumo abusivo de drogas. Ampliar a compreensão sobre a dinâmica familiar quando um de seus membros consome prejudicialmente substâncias psicoativas é essencial para que outras formas de agir e de se relacionar viabilizem caminhos mais satisfatórios para os usuários e aqueles que os cercam.

Português, Brasil

Sexualidade Masculina, Gênero e Saúde

O livro traz ampla análise de pesquisas nacionais e internacionais recentes sobre homens, masculinidade e saúde e examina matérias publicadas em uma revista masculina contemporânea, em que a ‘saúde do homem’ vira produto a ser consumido, reforçando a imagem de uma masculinidade globalizada, viril, malhada e heterossexual, em contraste às realidades de um grupo de entrevistados no Rio de Janeiro. Por que homens morrem mais cedo? Por que usam menos os serviços de saúde?

Português, Brasil

Recém-Nascido de Alto Risco: teoria e prática do cuidar, O

Seleção de textos abrangentes e atuais cobrindo tanto as principais patologias e intervenções relativas aos recém-nascidos gravemente enfermos quanto as áreas profissionais ao tema relacionadas. Registra mais de 20 anos de experiência de uma das mais competentes equipes de neonatologia do País - a do Instituto Fernandes Figueira/Fiocruz -, com sua inegável contribuição no campo da saúde da mulher e da criança. Referência fundamental para neonatologistas e para todos os envolvidos na assistência a recém-nascidos de alto risco.

Português, Brasil

Quando a Vida Começa Diferente: o bebê e sua família na UTI neonatal

Esta coletânea procura responder questões acerca do cotidiano da Unidade de Terapia Intensiva (UTI Neonatal), recorrendo à experiência dos profissionais envolvidos neste, por vezes, longo e demorado processo de internação dos recém-nascidos de risco. Além disso, o livro ainda traz o testemunho e o desabafo de todos aqueles que passaram pela experiência angustiante de ver internado o mais novo componente familiar. Muitas vezes, alheios em relação às verdadeiras condições de seu filho, os pais não conseguem se livrar de momentos de estresse e até mesmo a depressão.

Português, Brasil

Labirinto de Espelhos: formação da autoestima na infância e adolescência

Lidar com os anseios e questionamentos da adolescência não parece ser uma tarefa das mais fáceis, mas Labirintos de Espelhos: fomação da autoestima na infância e na adolescência consegue tratar do assunto de maneira mais acessível, sem, contudo, abandonar o caráter científico de uma pesquisa. As autoras, através dos depoimentos de diversos adolescentes, revelam que problemas como violência, relacionamento familiar e rendimento escolar podem estar ligados a uma peça fundamental na formação destes jovens: a autoestima.

Português, Brasil

Humanização dos Cuidados em Saúde: conceitos, dilemas e práticas

A humanização tem sido associada a distintas e complexas categorias relacionadas à produção e gestão de cuidados em saúde, tais como: integralidade, satisfação do usuário, necessidades de saúde, qualidade da assistência, gestão participativa, protagonismo dos sujeitos e a intersubjetividade envolvida no processo de atenção. Esta obra busca apresentar um balanço crítico dos conceitos e perspectivas que atravessam tal ideário, e analisar os limites e possibilidades das iniciativas autodenominadas ‘de humanização’.

Português, Brasil

Voltar ao topoVoltar