Quais são as vacinas produzidas pela Fiocruz?
A Fiocruz, por meio de Biomanguinhos, produz e desenvolve imunobiológicos para atender às demandas da saúde publica (Ministério da Saúde). Ela fornece as seguintes vacinas para o Programa Nacional de Imunização: Febre Amarela, Tríplice Viral (Sarampo, Caxumba e Rubéola), DTP+Hib (Difteria, Tétano, Pertussis +Haemophilus influenzae tipo b), Poliomielite, Hib (Haemophilus influenzae tipo b), Meningite A e C, Poliomielite Inativada*, Rotavírus e Pneumocócica.
Esta vacina ainda não foi introduzida no calendário de vacinação pelo Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde.
É importante, porém, esclarecer que Biomanguinhos apenas produz essas vacinas, sem, no entanto, aplicá-las.
Quais são os centros de vacinações presentes no campus da Fundação Oswaldo Cruz?
1- CRIE (Centro de referência em Imunobiológicos especiais): especializado na aplicação de vacinas destinadas aos pacientes conforme indicações descritas no Manual dos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais de 2006 (http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/livro_cries_3ed.pdf), localizado no Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas. Para mais informações, por favor entre em contato pelo telefone (21) 3865-9124/9125.
2- CIVES (Centro de Informações para Viajantes), que fornece informações e orientações sobre quais vacinas e prevenções da doenças antes de viajar, localizado no Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz). Para mais informações, por favor entre em contato pelo telefone (21) 3865-9124/9125.
3- As vacinas presentes no calendário de vacinação do Ministério da Saúde, podem ser adquiridas no posto de saúde localizado na Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz). Para mais informações, por favor entre contato pelo telefone (21) 2598-2770.
Quais são os medicamentos produzidos pela Fiocruz?
O Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos/Fiocruz) garante à população o acesso a medicamentos essenciais como antibióticos, antiinflamatórios, antiulcerosos, analgésicos, produtos dermatológicos, entre outros.
O Instituto atende a programas específicos do Ministério da Saúde. Fazem parte desses programas medicamentos para doenças endêmicas, como a tuberculose, para doenças do sistema nervoso central e para hipertensão e diabetes. Farmanguinhos também conta com uma extensa produção de antirretrovirais (como o Efavirenz, fruto do primeiro licenciamento compulsório realizado no Brasil) para suprir o Programa Nacional DST/ Aids. Em breve, também estará habilitado a fabricar 50 milhões de doses de insulina humana por ano. Veja a relação completa de medicamentos.