Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Sistema Único de Assistência Social é reportagem de capa da Radis de março


10/03/2014

Fonte: Informe Ensp

Compartilhar:

O Sistema Único de Assistência Social (SUAS) é tema da reportagem de capa da Radis de março (n.138). Mais jovem e menos conhecido que o Sistema Único de Saúde, o SUAS foi criado em 2005 com a missão de garantir a assistência social como um direito do cidadão e um dever do Estado, como já haviam instituído a Constituição Federal de 1988 e a Lei Orgânica da Assistência Social (Loas), de 1993. Com 10 mil unidades públicas e 13 mil entidades privadas de atendimento, onde trabalham 590 mil profissionais, o SUAS organiza a assistência dos cidadãos através de ações de prevenção e proteção promovidas nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras).

Sobre o mesmo tema, a Radis traz a cobertura da 9ª Conferência Nacional de Assistência Social, que reuniu 3 mil pessoas entre 16 e 19 de dezembro de 2013, em Brasília. Passados oito anos da criação do SUAS, o evento promoveu um balanço de usuários, profissionais e gestores da área. “Na conferência, o clima foi de comemoração pelos ganhos recentes, especialmente após a sanção da Lei 12.435, de 2011”, aponta a reportagem.

A edição de março traz ainda reportagem sobre a contribuição da geografia para o entendimento do território e seu contexto, em matéria com os pesquisadores Cristovam Barcellos, do Laboratório de Informação em Saúde (LIS/Icict/Fiocruz), e Helen Gurgel, professora da Universidade de Brasília (UnB), além de um balanço dos delegados da Abrasco sobre a 5ª Conferência Nacional de Saúde Indígena, cujas avaliações detectaram poucos avanços na garantia da saúde dos 305 povos que habitam o país.

Leia também reportagens sobre dissertações de mestrado, cujos temas são necessidade de diálogo com usuários da Estratégia Saúde da Família, o uso do teatro como instrumento de acessibilidade e a observação crítica sobre a mídia para interpretar notícias recentes. Além de um texto do sociólogo português Boaventura de Souza Santos, na coluna Pós-Tudo.

Acesse a edição completa ou vá direto para a reportagem de capa.

Voltar ao topoVoltar