Início do conteúdo

Sites temáticos


A Fundação produz diversos sites, que oferecem variados acervos e reflexões sobre temas relacionados a ciência e saúde.

Aids 20 anos depois
Site temático conta a história da epidemia no Brasil. Os avanços em relação à pesquisa, diagnóstico e tratamento e os desafios ainda por superar.

Banco de materiais educativos sobre hanseníase
Acervo eletrônico contém 276 impressos produzidos por instituições governamentais e não governamentais que atuam no campo. Pesquisa pode ser feita por categorias como estado, formato e temas.

Centro Colaborador em Saúde Pública e Ambiente
O site da Fiocruz como Centro Colaborador em Saúde Pública e Ambiente da Organização Panamericana de Saúde da Organização Mundial de Saúde (Opas/OMS) traz notícias sobre a produção da Fundação em saúde e ambiente, documentos relevantes sobre o tema, artigos científicos e informações sobre as atividades desenvolvidas pelo Centro.

Centro Colaborador de Vigilância Sanitária
O objetivo da página é disseminar informações a respeito de Vigilância Sanitária; democratizar conteúdos relativos ao tema; e ampliar o debate relativo a ele entre a profissionais de saúde, estudantes, instituições e a sociedade.

Centro de Conhecimento em Saúde Pública e Desastres
Site que integra o Centro de Estudos e Pesquisas em Emergências e Desastres em Saúde (Cepedes), compila material sobre saúde em emergências e desastres, tais como: políticas de saúde, mitigação de riscos, preparação e resposta do setor de saúde para casos de emergências e desastres, além de aspectos de reabilitação e reconstrução e alianças e assistência internacional. Sua referência é o site do Centro de Conhecimento em Saúde Pública e Desastres da Organização Pan-Americana da Saúde(Opas) (disponível em espanhol e em inglês).

Clube do Explorador Mirim
Blog do Museu da Vida que traz dicas de exposições, jogos, filmes, sites e experiências, entre outras interatividades.

Comissão Nacional sobre Determinantes Sociais da Saúde (CNDSS)
Área de reuniões virtuais dos integrantes da CNDSS, criada em 2006. Determinantes sociais da saúde (DSS) são elementos de ordem econômica e social que afetam a situação de saúde de uma população: renda, educação, condições de habitação, trabalho, transporte, saneamento, meio ambiente.

Determinantes Sociais da Saúde
O site tem por objetivo constituir-se num espaço aberto de informação, referência, comunicação e diálogo entre os diversos atores de governo e da sociedade civil encarregados de definir e implementar políticas e programas de combate às iniquidades em saúde por meio da ação sobre os DSS.

Dengue – vírus e vetor
Reúne informações sobre a epidemia da Dengue, as características do vírus e do vetor, o mosquito Aedes aegypti. Inclui a disponibilização de documentários e filmes educativos, entrevistas com especialistas, e o guia 10 minutos contra a dengue, que orienta sobre estratégias simples para reduzir as possibilidades de contrair a doença.

Dicionário histórico-biográfico das ciências da saúde no Brasil (1832-1930)
Reconstitui a história das ciências biomédicas e da saúde pública no Brasil sob o formato de verbetes. Apresenta a trajetória de médicos e cientistas, dos espaços onde estes se formavam e atuavam, e das instâncias de discussão e de socialização de seus estudos.

Dicionário da Educação Profissional em Saúde
Versão digital do dicionário organizado pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), com a descrição e a problematização de concepções acerca da educação profissional em saúde, da organização do SUS, do processo histórico do trabalho, entre outras. O livro também está acessível na página da Escola.

Fiojovem
Canal de comunicação da Fiocruz com adolescentes e jovens que busca debater  temas relacionados à saúde e à pesquisa científica. Por meio de espaços interativos, propõe-se a estimular o intercâmbio de informações, a reflexão e a troca de ideias.

Invivo
Misto de museu virtual e revista de divulgação científica, o Invivo é um espaço virtual de caráter interativo. Seu principal objetivo é proporcionar ao público, em especial aos estudantes, o acesso à informação sobre saúde, ciência e tecnologia, possibilitando a compreensão dos processos e progressos científicos e seus impactos na vida cotidiana.

Núcleo de Experimentação Tecnológica (Next)
Espaço para experimentação na área da informação e de comunicação, que usa a tecnologia de informação para organizar atividades e eventos de ensino a distância.

Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente
Evento promovido pela Fiocruz e pela Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (Abrasco), que estimula projetos estudantis nas áreas de educação, saúde, meio ambiente, ciência e tecnologia.

Observatório Juventude, Ciência e Tecnologia
Divulga experiências e informações sobre programas de iniciação científica na educação básica, bem como sobre áreas de conhecimento e carreiras científicas. Com isso, proporciona a estudantes de ensino médio informações relevantes sobre diferentes caminhos para seguirem os estudos com foco na pesquisa.

Participação Cidadã
O blog é relativo ao projeto da Cooperação Social da Ensp e foi criado com o intuito de ampliar a gestão social e participativa nas políticas públicas no território de Manguinhos, bairro da zona norte do Rio de Janeiro. Trata-se de um espaço de criação coletiva para a reflexão, informação, interação, mobilização e discussão dos determinantes sociais da saúde, tais como educação, cultura e renda.

PenseSUS
Apresenta diferentes conteúdos sobre o Sistema Único de Saúde (SUS), promovendo o debate e uma ampla reflexão acerca da política nacional de saúde no Brasil. Reúne conteúdos variados publicados em outros sites, bem como produz matérias inéditas, analisando a implementação e a trajetória deste sistema. 

Portal Doença de Chagas
Reúne mais de uma centena de textos sobre a doença, elaborados por pesquisadores do Instituto Oswaldo Cruz (IOC) e de outras unidades da Fiocruz, além de instituições nacionais e internacionais.

Portal de Periódicos
Ambiente integra as revistas científicas editadas pela Fiocruz e é importante instrumento de sua Política de Acesso Aberto ao Conhecimento. Além de acesso às revistas, o site reúne artigos, notícias, entrevistas, vídeos e infográficos com base na produção científica em saúde.

Programa de Computação Científica – questões de epidemiologia e saúde pública
Oferece cursos e materiais relacionados àqueles ministrados pelos pesquisadores do programa, espaços de discussão, desenho e análise de estudos.

Programa Integrado de Aids da Fiocruz
O site congrega as diferentes atividades nas áreas de pesquisa, assistência, desenvolvimento tecnológico, produção e controle de qualidade referentes à infecção pelo HIV/Aids.

Programa Integrado de Esquistossomose
O Programa promove intercâmbio entre pesquisadores de forma a permitir a realização de trabalhos direcionados ao conhecimento da esquistossomose, obtendo importantes resultados em centenas de trabalhos e possibilitando aos pesquisadores o trabalho integrado.

Projeto Insulina Brasileira
Esclarece detalhes do acordo assinado entre a Fiocruz e o laboratório Indar, da Ucrânia, para absorção da tecnologia de produção de Insulina Humana Recombinante de alta qualidade.

Rede Dengue, Zika e Chicungunya
Divulga as diversas iniciativas da Fiocruz de prevenção, educação, pesquisa, assistência e diagnóstico as arboviroses.

Saúde em pauta
Blog que se propõe a promover o debate qualificado sobre as relações políticas, sociais, econômicas, culturais e históricas que influenciam a sociedade, em especial no que se refere ao setor saúde. É um espaço democrático de reflexão, com foco na discussão sobre as políticas públicas no Brasil e aberto às opiniões dos profissionais de Saúde. É possível encaminhar artigos analíticos assinados, desde que os textos sejam curtos, como editoriais de jornais.

Sistema de Informação em Biossegurança (SIB)
Coordenado e administrado pelo Núcleo de Biossegurança (NuBio), o SIB é voltado para o fornecimento de informações sobre riscos, abrangendo áreas como bioética, biotecnologia e biodiversidade.

Vida e saúde do campo
Apresenta diferentes materiais audiovisuais e impressos objetivando despertar consciências e transformar olhares passivos em observadores e críticos, capazes de refletir, questionar, compartilhar, debater, cooperar e agir para preservar, manter e promover a saúde no campo.

Voltar ao topoVoltar