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Política de Comunicação da Fiocruz

Política de Comunicação da Fiocruz

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A comunicação é um bem público e uma das determinações sociais da saúde. Tal compreensão orienta a política institucional, que busca a efetivação do direito social, coletivo e individual à informação, à expressão e ao diálogo. Ao reconhecer a centralidade da comunicação na transformação da realidade, a Fiocruz, como instituição de Estado integrante do Sistema Único de Saúde (SUS) e do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNCTI), comprometida com a sociedade brasileira e com a saúde global, amplia seu protagonismo nos cenários nacional e internacional.

A Política de Comunicação da Fiocruz tem por finalidade ser um instrumento orientador e normativo de ações alinhadas aos planos estratégicos da Fiocruz e às decisões de suas instâncias de gestão coletiva, bem como às proposições aprovadas pelas conferências nacionais de saúde. Objeto de permanente avaliação crítica, a Política localiza a comunicação como um campo de conhecimento que conjuga ensino e formulação de políticas públicas; pesquisa e desenvolvimento metodológico; assessoria e cooperação técnica; desenvolvimento de estratégias e inovações e atenção integral à saúde.

Além de destacar os princípios que regem a comunicação na Fiocruz, de modo coletivo, foi possível definir diretrizes que iluminam as temáticas, segmentos e ações que necessitam de atuação comprometida e eficiente, para que a Fundação Oswaldo Cruz saiba superar atuais desafios. É inegável o impacto, na contemporaneidade, da disseminação social das tecnologias de informação e comunicação. Se essas sinalizam um ambiente comunicacional potencialmente mais democrático e permeável à participação social, também sublinham a centralidade da comunicação nas sociedades contemporâneas e o intenso processo de midiatização das práticas sociais, que alteram as formas de sociabilidade, as expectativas diante da ação do Estado e a relação das instituições públicas com a população.

A Política busca enfrentar as diferentes situações, estabelecendo mecanismos para ampliar o diálogo com a sociedade e o diálogo interno entre os vários atores da comunicação da Fiocruz, bem como o debate destes com as demais áreas finalísticas da instituição, a fim de fortalecer e conferir maior efetividade aos produtos e processos de comunicação.

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