Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Pesquisador explica sobre metodologia de avaliação do sistema de saúde


14/08/2014

Fonte: Icict/Fiocruz

Compartilhar:

Dentre os inúmeros desafios do Sistema Único de Saúde (SUS) está o de não perder de vista a relação dos serviços de saúde com as demandas apresentadas a cada momento e com os contextos onde elas estão situadas. Através da observação destas relações, traduzidas em indicadores de pesquisas, juntas ou combinadas de distintas maneiras, se torna possível avaliar o desempenho do Sistema, por exemplo, do ponto de vista do acesso aos serviços.

Neste sentido, a Fiocruz desenvolveu há alguns anos a primeira versão do PROADESS - Metodologia de Avaliação do Desempenho do Sistema de Saúde, um instrumento capaz de apoiar gestores de saúde, de diferentes níveis, na identificação de problemas em suas regiões, passo que vai ao encontro dos objetivos do SUS. Neste momento, com a discussão e implantação das redes de atenção focadas em regiões de saúde, por exemplo, a metodologia pode ser muito útil na tomada de decisões.

Em entrevista, o coordenador do PROADESS e chefe do Laboratório de Informação em Saúde no Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (LIS/Icict), Francisco Viacava, explica que os dados estão disponíveis também para que organizações da sociedade civil possam discuti-los e fazer uso das informações em suas práticas e nas representações em fóruns sobre saúde que possam integrar. Ele explica a diferença entre avaliar indicadores de serviços e avaliar serviços em si, além de outras especificidades da metodologia.

Veja a entrevista completa aqui.

Voltar ao topoVoltar