Início do conteúdo

04/10/2017

Museu da Vida tem programação especial para o Dia das Crianças


Fonte: Museu da Vida/Fiocruz

O Dia das Crianças é uma excelente oportunidade para vir ao Museu da Vida e se apaixonar - ou se reapaixonar - por ele! A programação do sábado (14/10) é para crianças de todas as idades, inclusive os adultos que querem voltar a ser criança por um dia! Os pequenos podem se divertir em oficinas práticas, como a Fábrica de bolhas, que vai falar sobre a ciência que existe numa bolha de sabão, e a Oficina de máscara do Aedes, onde será possível observar por meio da montagem de uma máscara algumas características do Aedes aegypti. Se você quer curtir uma atividade e aproveitar para caminhar um pouco, não deixe de conhecer a exposição oceanos ou o Borboletário. 

Acompanhe toda a programação do dia 14 de outubro abaixo e compartilhe essa notícia com amigos e familiares. Partiu fazer um Dia das Crianças irado e cheio de ciência!  

O evento começa às 10h e vai até 16h, oferecendo atividades para várias idades!

Fábrica de bolhas
De 10h às 16h
Local: Parque da Ciência
Faixa etária: 2 a 10 anos

Fazer bolhas de sabão pode ser um desafio! Já parou para pensar sobre o seu formato esférico, sua natureza extremamente frágil e suas belas cores, além da química que está envolvida no processo de formação da bolha? Aqui a gente coloca você para fazer e pensar!

Exposição ‘oceanos’
De 10h às 16h
Local: Salão de exposições temporárias
Faixa etária: livre

Que tal um mergulho nos oceanos, este mundo que cobre 70% da Terra? Apesar de exercerem um papel fundamental para preservar a vida, o que se conhece atualmente sobre os oceanos representa menos de 1% da superfície que ocupam. A exposição Oceanos permite um passeio da praia até profundidades abissais para se entender um pouco mais sobre a influência da luz solar nos oceanos, a biodiversidade aquática e as correntes marinhas. 

Borboletário
De 10h às 16h
Faixa etária: livre

O espaço é ornamentado por plantas e habitado por quatro espécies de borboletas do continente americano: olho-de-coruja (Caligo illioneus), ponto-de-laranja (Anteos menippe), borboleta-brancão (Ascia monuste) e Julia (Dryas iulia). Durante a visita, o público mergulha no universo das borboletas e descobre detalhes sobre seu ciclo de vida, hábitos alimentares, o segredo por trás de suas variadas cores, táticas e estratégias de sobrevivência, entre outros fatos adoráveis! 

Curumim quer música!
De 13h às 14h
Local: Epidauro
Faixa etária: de 6 a 8 anos

Nessa peça, um indiozinho descobre que não há nenhum barulho na floresta e se pergunta: onde estão os sons? Em sua busca pela música, ele convida os pequenos visitantes a conhecer alguns conceitos sobre música. 

O segredo das cores
De 14h às 15h
Local: Epidauro
Faixa etária: 5 a 10 anos

Após uma história que aborda o conceito de como as ideias impactam o mundo, o visitante é convidado a desenhar ideias com cores específicas que, na presença de filtros, desaparecem sob o efeito da luz. 

Oficina de máscara do Aedes
De 10h20 às 11h20
Local: foyer do Museu da Vida
Faixa etária: 3 a 9 anos

Venha observar o quão diferente o mosquito Aedes pode ser de de outros mosquitos. Além de montar sua máscara, a oficina também mostrar formas que na proteção contra esse inseto.

Avental de histórias
De 12h30 às 15h10
Local: Castelo Mourisco
Faixa etária: de 5 a 8 anos

Apresentação de uma história especialmente criada para o público infantil sobre Oswaldo Cruz e sua ideia de construir o Castelo. A atividade utiliza como recurso um avental artesanal de tecido colorido, que funciona como cenário, com bolsos de onde saem os personagens da narrativa.

Fábrica de geleca
De 11h às 14h e de 14h às 15h
Local: Parque da Ciência
Faixa etária: de 5 a 10 anos

Descubra mais sobre os átomos e moléculas ao preparar sua própria geleca colorida e divertida!

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar