Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Informações classificadas


Nesta seção, são divulgados o rol das informações classificadas, em cada grau de sigilo, e o rol das informações desclassificadas nos últimos doze meses no âmbito da Fundação Oswaldo Cruz.

  • Rol de informações classificadas (atualizado em 13 de setembro de 2023)

  • Rol de informações desclassificadas nos últimos 12 meses: Não houve desclassificações nos últimos 12 meses (atualizado em 13 de setembro de 2023)

Além disso, são disponibilizados os formulários de pedido de desclassificação e de recurso referente a pedido de desclassificação da informação. O envio de pedidos de desclassificação e recursos serão recebidos pela Ouvidoria, através de e-mail sic@fiocruz.br ou por carta: Ouvidoria. Av. Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro-RJ. CEP: 21040-900.

Cabe destacar que a Fiocruz constituiu uma Comissão Permanente para Avaliação de Documentos Sigilosos (CPADS) para assessorar sua autoridade classificadora, conforme sugerido pelo Artigo 34 do Decreto 7.724/2012. Na instituição, esta foi nomeada Comissão Permanente de Acesso a Informações – CPAI/Fiocruz, que por sua vez desenvolveu um procedimento para normatizar a atividade de classificação e desclassificação de informações na Fiocruz nos termos da lei 12.527/2011, além de orientar sobre o tratamento de informações sigilosas segundo outras hipóteses legais.

Procedimento para Tratamento e Classificação de Informações Sigilosas da Fiocruz (atualizado em 10/05/2022). O item 1 e 1.2 deste documento foi revogados conforme portarias da presidência 520 e 521/2022.

A Fiocruz conta ainda com uma normatização para acesso às informações contidas em prontuários de pacientes, relativos ao período de 1909 a 1986, reunidos na Seção Hospital Evandro Chagas (atual Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas - INI) do Fundo Instituto Oswaldo Cruz, recolhidos ao Departamento de Arquivo e Documentação da Casa de Oswaldo Cruz, para a pesquisa científica e a recuperação de fatos históricos de maior relevância (Artigo 31, § 3º e 4º da Lei 12.527/2011).

Instruções para acesso às informações contidas nos prontuários de pacientes sob a guarda da Casa de Oswaldo Cruz - Portaria nº 28, de 28 de outubro de 2015 (versão diário oficial)

- Instruções para acesso às informações contidas nos prontuários de pacientes sob a guarda da Casa de Oswaldo Cruz - Portaria nº 28, de 28 de outubro de 2015 (versão completa, com ‘modelo de solicitação de acesso’ e ‘modelo de termo de compromisso e responsabilidade’)

Formulário de solicitação de acesso e termo de compromisso e responsabilidade

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar