Início do conteúdo

Humanização e Desumanização no Trabalho em Saúde

Autor: Rogério Miranda Gomes

Apresenta aspectos da sociedade contemporânea que influenciam o cuidado em saúde, questionando se é possível identificar a saúde com uma prática 'desumanizadora'. Para analisar esta questão, o autor utiliza a categoria marxista de alienação, como a “não correspondência entre o desenvolvimento das capacidades humanas – do gênero humano – e sua manifestação no plano dos indivíduos e coletividades concretas”. Ele afirma que a humanização dos sujeitos resulta da sua inserção e ação transformadora sobre a realidade e, analisando criticamente os fenômenos de saúde-doença, entende que as práticas de saúde são simultaneamente 'humanizadoras' e 'desumanizadoras'. O livro convida a refletir sobre qual é o objeto do trabalho em saúde, se é a própria saúde, a doença ou a pessoa. Discute também a determinação social do processo saúde-doença e as manifestações da medicalização na sociedade. Aborda ainda o aumento de doenças entre os trabalhadores da saúde e sua inserção no capitalismo, a relação entre profissionais e usuários e o papel - por vezes contraditório - da tecnologia nos serviços.

Preço: R$ 59,00 | 312 páginas

Comprar este livro na Livraria Virtual

ISBN: 978-85-7541-491-0. 2017.

Sumário

Prefácio
Apresentação
Introdução
1. Saúde-Doença sob o Capitalismo Atual
2. Trabalho Médico e Trabalho em Saúde na Contemporaneidade
3. A Dialética Humanização-Alienação e seu Desenlace: a desumanização
4. Humanização e Alienação diante das Necessidades de Saúde
5. Humanização e Alienação em meio à Tecnologia: contradições entre agente, atividade e instrumentos nos serviços de saúde
6. Humanização e Alienação no Encontro Trabalhador-Usuário: determinações da crise das interações
7. Humanização e Desumanização: impulsos e restrições ao humanizar-se no trabalho em saúde
Considerações Finais: humanização e emancipação
A Respeito dos Caminhos Adotados: notas de ordem metodológica
Referências

Sobre o autor:

Rogério Miranda Gomes: professor adjunto da área de saúde coletiva na UFPR. Médico, possui mestrado em educação pela UFPR e doutorado em medicina preventiva pela USP. Dedica-se aos seguintes temas de pesquisa: capitalismo e saúde; determinação social do processo saúde-doença; organização e transformações histórico-sociais do trabalho médico e do trabalho em saúde; e medicalização social na sociedade contemporânea.

Conheça a Livraria Virtual da Editora Fiocruz

Conheça outros livros da Editora sobre:
Educação, Formação e Recursos Humanos em Saúde
Saúde do Trabalhador
Saúde Pública

No Portal Fiocruz

Mais Notícias

Voltar ao topoVoltar