26/05/2014
Fonte: Gestec/Fiocruz
Aprender brincando. Essa é proposta da Fiocruz para promover a educação de jovens e crianças em assuntos como o uso indevido de drogas e as doenças sexualmente transmissíveis. Tais iniciativas serão debatidas no dia 4 de junho durante o evento Inovações sócio - educacional: O caso dos jogos: ‘Zig zaids’, ‘Jogo da onda’ e seus impactos para políticas públicas de saúde e de educação. O evento é gratuito e as inscrições podem ser feitas até o dia 3 de junho na internet.
O objetivo é apresentar casos de sucesso que demonstrem que é possível transformar o conhecimento gerado no ambiente de pesquisa e ensino em produtos ou serviços inovadores com impacto para o Sistema Único de Saúde (SUS). O caso do Jogo Zig Zaids e do Jogo da Onda envolve licenciamento de produtos idealizados na Fiocruz para empresas nacionais, o que possibilitou tanto a ampliação da capacidade de difusão do conhecimento quanto à geração de recursos financeiros para reinvestimento em pesquisa. Além dos casos de sucesso, serão apontadas as oportunidades que a Capes está oferecendo para fortalecimento deste tipo de produto no Brasil e a visão deste mercado sob o ponto de vista de uma empresa nacional. Após as apresentações das palestrantes Simone Monteiro (IOC/Fiocruz) e Maria Beatriz Coelho (Capes/MS), haverá amplo debate com a plateia.
O Sistema Gestec-NIT é coordenado pela Gestec/VPPIS e tem por objetivo a geração de ambiente propício para articulação das competências institucionais capazes de potencializar e viabilizar produtos, processos, serviços ou métodos inovadores na Fiocruz e também a difusão da cultura de proteção ao conhecimento gerado e sua conseqüente transferência para o setor produtivo para atendimento às necessidades da saúde pública brasileira.
Debate: Inovações sócio - educacional: O caso dos jogos: ‘Zig zaids’, ‘Jogo da onda’ e seus impactos para políticas públicas de saúde e de educação
Data: 4 de junho de 2014
Local: Auditório do Museu da Vida/ COC Campus Fiocruz Manguinhos, situado à Avenida Brasil 4.365, Rio de Janeiro
Mais informações: 21-3885-9099 (Karla Montenegro ou Márcio Lima) ou no site
Mais em outros sítios da Fiocruz