Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

  • Diminuir tamanho do texto
  • Tamanho original do texto
  • Aumentar tamanho do texto
  • Ativar auto contraste
Selecione uma tarefa

Início do conteúdo

Projetos

- Recuperação e Restauração Ecológica – Aprovado em 2011, pelo Edital Mata Atlântica do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), promove o enriquecimento de 90 hectares de trecho degradado e plantio de 91 espécies florestais nativas na Mata Atlântica do Rio de Janeiro. Inclui dois cursos anuais de agente de restauração florestal e de viveirista, em parceria com o Centro de Responsabilidade Socioambiental do Jardim Botânico do Rio de Janeiro e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

- Horto Escola – Extensão do Projeto de Recuperação e Restauração Ecológica, também com apoio do BNDES, desenvolvido em parceria com universidades e instituições de pesquisa. Seu objetivo é disseminar conhecimento sobre a conservação do bioma Mata Atlântica, com ênfase nas espécies raras e com potencial medicinal; atividades de manejo de espécies exóticas invasoras; coleta de sementes; e produção de mudas.

- Produção Sustentável no Território do CFMA – Projeto em desenvolvimento, em parceria com a plataforma de Agricultura e Inclusão Social (Agris), do BNDES, e do Sebrae. Propõe a produção agroecológica, com a finalidade de gerar renda complementar para as famílias residentes nas comunidades do entorno do CFMA.

- Programa de Manejo da Fauna Silvestre e Controle de Zoonoses – Realiza levantamento e monitoramento de zoonoses circulantes na região, em animais silvestres e domésticos.  Todas as nossas pesquisas possuem as devidas licenças dos órgãos competentes e nossas ações passam por avaliação prévia do Comitê Gestor de Educação e Pesquisa do CFMA. Trabalhamos em parceria com laboratórios da Fundação e de instituições externas.

- Coleta Seletiva – Estimula a educação e a saúde ambientais, além da economia doméstica, promovendo a coleta e separação dos materiais descartados. No posto de troca, montado uma vez por semana, resíduos sólidos são permutados por gêneros alimentícios; e óleo de fritura, por produtos de limpeza. 

Voltar ao topoVoltar