Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Fiocruz esclarece informações sobre concurso público, em resposta a matérias recentes


03/09/2013

Compartilhar:

Em nota oficial, a Fiocruz esclarece que, desde o primeiro semestre de 2013, vem pleiteando a autorização de um novo concurso público com abertura de 400 vagas, junto ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG). Embora ainda não tenha recebido aval do governo para iniciar os trâmites do certame, a Presidência e a Diretoria de Recursos Humanos da instituição seguem se mobilizando internamente e realizando articulações políticas para viabilizar a abertura da seleção dentro dos próximos meses. Contudo, cabem alguns esclarecimentos e correções em relação ao que tem sido veiculado recentemente pela imprensa (publicações no site da Folha Dirigida nos dias 27 e 29 de agosto).

Primeiramente, é válido destacar que a Fiocruz não exige experiência mínima de seis meses para ingresso em nenhum de seus cargos. Os perfis que estão passíveis de experiência profissional, por determinação do plano de carreira da Fiocruz (Lei 11.355/2006), são os de Técnico em Saúde Pública e Especialista em Ciência, Tecnologia, Produção e Inovação em Saúde Pública, nos seguintes termos: para Técnico exige-se nível intermediário completo mais um ano de experiência na área se o candidato não tiver a habilitação exigida para o perfil. Logo, para técnicos habilitados a experiência na área de atuação não é exigida. Já para o cargo de Especialista, a lei exige doutorado mais seis anos de experiência no perfil após a obtenção do título. 

Outro aspecto a ser esclarecido é que a Fiocruz não realiza em sua seleção concurso para vagas temporárias. Todos os aprovados e empossados ingressam no quadro efetivo de funcionários da instituição. Atualizando os dados da força de trabalho da Fundação, com base no levantamento do Serviço de Informação em RH (Seinfo/Direh), os números de servidores por cargos são: 457 assistentes; 1.156 técnicos; 1.623 tecnologistas; 826 analistas; 816 pesquisadores; 17 especialistas e 323 funcionários enquadrados em outros cargos, totalizando 5.218 servidores. 

Além dos funcionários próprios, a Fiocruz conta com, aproximadamente 7,3 mil terceirizados, sendo que desses cerca de 5 mil postos são referentes a serviços de apoio, como jardinagem, manutenção, limpeza, infraestrutura etc. Portanto, funções que de fato não são próprias da carreira da Fiocruz e, consequentemente, não concursáveis.

Por fim, cabe destacar que todas as unidades regionais da Fundação devem receber vagas provenientes da nova seleção e não somente as sediadas no Rio de Janeiro. Todavia, os acertos e negociações internas ainda vêm ocorrendo para tal definição. Os salários iniciais de cada cargo estão definidos conforme tabelas do plano de carreiras da instituição, reajustada em janeiro deste ano.
 

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar