Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Editora Fiocruz na Feira do Livro de Frankfurt

Feira do livro de Frankfurt

22/09/2017

Por: Fernanda Marques (Editora Fiocruz)

Compartilhar:

De 11 a 15 de outubro, a Editora Fiocruz estará na Alemanha para participar da Feira do Livro de Frankfurt (Frankfurter Buchmesse), a maior e mais importante feira internacional do mercado editorial. O evento reunirá mais de 7 mil expositores de 100 países. “Em nenhum outro lugar do mundo a indústria editorial e de mídia se mostra de um jeito mais diversificado, inovador e internacional do que durante esses cinco dias em outubro”, afirmam os organizadores. 

Esta será a quinta vez que títulos da Editora Fiocruz estarão entre os representantes da produção editorial brasileira no evento. “Um dos nossos objetivos é dar visibilidade ao segmento do livro acadêmico no estande do Brasil”, explica João Canossa, editor executivo da Editora Fiocruz, cujos títulos estarão ao lado de publicações de outras editoras universitárias, como Editora Unifesp e Editora Leopoldianum

O esforço da Editora Fiocruz em participar da Feira de Frankfurt está alinhado com a política institucional de dar a conhecer e aumentar o impacto da produção científica brasileira no exterior. Os quase 300 mil visitantes esperados no evento terão a oportunidade de conhecer livros da Editora Fiocruz sobre parto, família contemporânea, transexualidade, violência contra a mulher, crack e bioética, entre outras temáticas. “Ao todo, levaremos 12 títulos para Frankfurt. Fizemos uma seleção baseada em critérios como atualidade e abrangência”, explica Phelipe Gasiglia, produtor gráfico-editorial da Editora Fiocruz. 

A seleção dos títulos é parte do extenso trabalho que antecede a participação no evento. Antes de chegar a Frankfurt, é necessário já ter identificado e agendado reuniões com editores internacionais interessados em títulos com potencial para tradução. Negociações relacionadas a direitos de tradução e outras licenças constituem a principal motivação da Feira do Livro de Frankfurt. “A Editora Fiocruz, no entanto, tem uma estratégia focada não só em potenciais ‘compradores’ de direitos: ela se volta também a possibilidade de parcerias no âmbito da cooperação”, destaca Canossa.


Livros da Fiocruz foram expostos ao lado de produções de universidades brasileiras em 2014 (Foto: Editora Fiocruz)

Em 2014, a Editora Fiocruz contou com uma consultoria externa para a construção de sua agenda em Frankfurt. Em 2017, com a experiência adquirida nos anos anteriores, todo o trabalho está sendo desenvolvido internamente. A equipe da Editora Fiocruz já tem reuniões marcadas com as editoras das Universidades Nacional de General Sarmiento (Argentina), de Toronto (Canadá), Rutgers e Johns Hopkins (Estados Unidos), e com a Polity, uma editora internacional especializada em ciências sociais e humanidades. 

“Além das reuniões pré-agendadas, vamos prospectar oportunidades para o futuro”, afirma o editor executivo da Editora Fiocruz. A Editora participará, ainda, da Convenção Internacional de Editoras Universitárias, que já se consolidou como um dos destaques da Feira do Livro de Frankfurt. A Convenção favorece a interação entre editoras universitárias de todo o mundo e a identificação de novas tendências em publicação acadêmica, bem como a troca de ideias sobre tópicos comuns, como tradução, coedição, difusão e comercialização.

Voltar ao topoVoltar