Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

EAD na saúde pública: cursos capacitam, atualizam e especializam profissionais


10/07/2013

Por Adriana Martins

Compartilhar:

A Fiocruz oferece diversos cursos de pós-graduação lato sensu na modalidade a distância na área de saúde pública. Por meio da Coordenação de Educação a Distância da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (EAD/Ensp/Fiocruz), a Fundação busca capacitar, atualizar e especializar profissionais de saúde em seus processos de trabalho. Desta forma, os cursos são direcionados a profissionais que já atuam no Sistema Único de Saúde. E o processo que seleciona estes profissionais é feito por meio de editais, lançados no site EAD/Ensp.

Os cursos são oferecidos nos níveis de aperfeiçoamento, especialização e atualização e abrangem grandes temas como: avaliação em saúde, biossegurança em laboratórios, capacitação de conselheiros de saúde, gestão de redes de atenção à saúde, entre outros. Em geral, o lançamento de um curso está associado à demanda feita pelo Ministério da Saúde por meio de suas secretarias. É o que explica a coordenadora do EAD/Ensp/Fiocruz, Lúcia Maria Dupret.

"Os cursos da EAD/Ensp/Fiocruz se constituem em estratégias de implementação das políticas públicas de saúde, pois possibilitam a formação de qualidade em escala e a incorporação do processo de trabalho ao processo pedagógico. Para isso, existe todo um planejamento dessa ação, envolvendo, nas oficinas de elaboração de projeto, o demandante, a instituição formadora, a rede de formação, caso haja, e um possível futuro aluno - que já atue na área", informa.

Exemplo disso ocorreu no curso de aperfeiçoamento em vigilância do óbito materno infantil e fetal, e atuação em comitês de mortalidade. Na época, foram oferecidas 1.125 vagas. O grande desafio era como capacitar tanta gente ao mesmo tempo. A solução encontrada foi a estruturação de um curso a distância. Assim, foi lançado um edital para selecionar candidatos de nível médio e superior, com experiência em vigilância epidemiológica, análise de óbitos hospitalares, infecção hospitalar, saúde da mulher, criança e adolescente, ou com atuação em comitês de mortalidade materna infantil e fetal.

A iniciativa envolveu a Ensp em parceria com o Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), com o apoio da Área Técnica de Saúde da Mulher do Departamento de Ações Programáticas Estratégicas da Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde e do Departamento de Análise de Situação de Saúde da Coordenação Geral de Informações e Análises Epidemiológicas da Coordenação Geral de Doenças e Agravos não Transmissíveis da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde.

O curso tem atividades presenciais em polos localizados em Rondônia, Acre, Amazonas, Roraima, Pará, Amapá, Tocantins, Maranhão, Piauí, Distrito Federal, Rio de Janeiro, entre outros. "A troca de conhecimentos entre os profissionais, os tutores e orientadores é fundamental", enfatiza Lúcia. O aluno, que já é um profissional, pode avaliar seu próprio trabalho em conjunto ou individualmente, e construir, assim, novos saberes.

Tecnologias de Informação e Comunicação

O uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no programa EAD permite não só o registro das interações entre os atores, mas também a memória e o desenvolvimento do processo. Há diversas plataformas de ensino que apoiam projetos pedagógico, são os ambientes virtuais de aprendizagem.

"O que é importante salientar, é que a tecnologia é uma etapa desse processo e, não sinônimo de EAD", diz Lúcia.

Na EAD, comunidades virtuais de aprendizagem apoiam a construção e o desenvolvimento dos programas e cursos, pois favorecem a interação entre os participantes, por meio de discussões sobre materiais, tutores, atividades etc.

Educação a Distância na Fiocruz

A EAD na Fundação teve início há 15 anos, quando a Ensp recebeu demandas do MS para formar gestores na saúde. Em parceria com a Universidade de Brasília, começaram a planejar as estratégias metodológicas de ensino. Plano de curso, materiais, ferramentas tecnológicas, seleção de tutores e gestão acadêmica foram elaborados para o lançamento desse primeiro curso. A partir daí, novas demandas tem sido feitas à Ensp para criação de outros cursos.

Os cursos de EAD/Ensp/Fiocruz se baseiam em pressupostos de construção do conhecimento e não de transmissão, nesse sentido, a construção coletiva de ideias e práticas perpassam todas as etapas do processo desde da elaboração do projeto até  implementação das atividades pedagógicas.

“A troca de conhecimentos entre os profissionais, os tutores e orientadores é fundamental” (Lúcia Dupret, coordenadora do EAD/Ensp/Fiocruz)

No Portal Fiocruz

Mais Notícias

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar