Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Câncer de mama: pesquisador esclarece dúvidas sobre diagnóstico e tratamento


18/06/2013

Por: Suely Amarante / IFF / Fiocruz

Compartilhar:

O câncer de mama é uma doença que atinge predominantemente as mulheres, sendo  mais comum na faixa etária entre 40 e 65 anos. Entre os principais fatores de risco estão: exposição prolongada aos hormônios femininos, excesso de peso, histórico familiar, mutação genética, menarca (primeira menstruação da vida da mulher) precoce e a menopausa (última menstruação da vida da mulher) tardia. A doença surge a partir de nódulos palpáveis na mama ou até mesmo na axila, e tem cura quando descoberta oportunamente. O chefe do Setor de Mastologia do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), Roberto Vieira, esclarece algumas dúvidas sobre a doença.

O que é câncer de mama?

O câncer de mama é uma doença resultante de uma disfunção celular. Ela consiste no desenvolvimento anormal das células da mama, que se multiplicam repetidamente até formarem um tumor maligno. O seu período de evolução pode levar dez anos. Se as células "modificadas" caírem na circulação sanguínea, podem chegar a outras partes do organismo. Elas invadem células sadias e originam novos tumores, espalhando o câncer para outros órgãos do corpo. Esse processo é chamado de metástase.

O que pode desencadear o câncer de mama?

O câncer de mama pode ser desencadeado, principalmente, quando a mulher tem a menarca muito precoce e a menopausa muito tardia, pois a mama fica exposta a estrogênio por muito tempo. A pílula anticoncepcional também é um fator de risco. Se a mulher tiver um câncer em evolução, esse processo será antecipado e aparecerá em uma fase mais jovem da vida.  A má alimentação, sedentarismo, irradiação e agrotóxicos também contribuem para o câncer de mama. A mulher tem mais chance de desenvolver a doença entre os 40 e 65 anos de idade

O câncer de mama tem cura e como é realizado o tratamento?

O câncer de mama, quando é detectado na fase inicial, um tumor de meio milímetro que ainda esteja dentro de um ducto da mama, tem cura. Nesse caso, é realizada uma cirurgia para retirada da lesão. A radioterapia é feita no restante do tecido mamário por precaução e a paciente fica curada.  Se a doença não for tratada na sua fase inicial, a sua progressão é muita rápida e a cura se torna mais difícil, de modo que o tratamento é realizado para melhorar a qualidade de vida do paciente.

Como é feito o diagnóstico do Câncer de mama?

O diagnostico é feito através dos exames de mamografia, tomossíntese e ultrassonografia mamária. A mamografia é o mais indicado. Este exame também é feito para detecção precoce do câncer quando a mulher faz o exame mesmo sem ter nenhum sintoma.

Homens têm câncer de mama?

Sim. 1% da população masculina tem câncer de mama. As pesquisas apontam maior incidência de câncer de mama nos homens que são expostos a campo eletromagnético e eletricidade. O excesso de irradiação faz com que esses homens fiquem mais suscetíveis à patologia.

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar