Início do conteúdo

04/12/2017

'Aids nos anos 80' é tema de exposição na Biblioteca de Manguinhos

Laço vermelho

Por: André Bezerra (Icict/Fiocruz)

No Dia Mundial de Luta contra a Aids, 1º de dezembro, a Biblioteca de Manguinhos inaugura a exposição Aids nos anos 80: medo e preconceito, com documentos e arquivos históricos mostrando o alarme, o estigma e a discriminação nos veículos de comunicação da época. Esta é a primeira exibição organizada pela instituição a partir do acervo da Associação Brasileira Interdisciplinar de Aids (ABIA), que se encontra sob a gestão do Icict/Fiocruz.

De acordo com os organizadores, a mostra reúne uma série de notícias da década em que se iniciou a epidemia de HIV/Aids, revelando como os veículos de comunicação trataram o assunto, muitas vezes de forma alarmista, promovendo a discriminação e estigmatização das pessoas que conviveram com a doença, além de outras obras do acervo como cartazes e materiais educativos.

Atualmente em fase de tratamento técnico, a Coleção ABIA está sob a guarda da Biblioteca de Manguinhos desde 2014 e já disponibiliza fitas, DVDs, teses e dissertações a estudantes e pesquisadores, e agora promove acesso de outros materiais à comunidade. Trata-se de um acervo de grande significado sobre a trajetória brasileira na luta contra a epidemia de Aids, reunindo mais de 32 mil itens, de mais de 40 países.

Sobre a Coleção ABIA
A Associação Brasileira Interdisciplinar de AIDS (ABIA), desde sua criação, vem investindo na sistematização de informações sobre a epidemia, reunindo documentos sobre AIDS em seu Centro de Documentação e Recursos (CEDOC). Seu objetivo consiste em fornecer à sociedade brasileira uma fonte estratégica de dados e informações relacionadas à epidemia. Durante esses anos, o CEDOC buscou abrigar todo o conhecimento produzido no Brasil e no mundo a respeito da epidemia de AIDS.

A exposição está aberta a visitação do dia 1º de dezembro de 2017 até 5 de janeiro de 2018, no hall da Biblioteca de Manguinhos.

Exposição: AIDS nos anos 80: medo e preconceito
O alarme, o estigma e a discriminação nos veículos de comunicação
De 1º de dezembro de 2017 até 5 de janeiro de 2018
Local: Biblioteca de Manguinhos
Pavilhão Haity Moussatché - Campus Fiocruz
Av. Brasil, 4.365 - Manguinhos - Rio de Janeiro - RJ

Voltar ao topoVoltar