Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Início do conteúdo

Programas de incentivo

Pesquisador trabalhando na Fiocruz

O desenvolvimento de pesquisas científicas na Fiocruz é impulsionado por programas de financiamento, que articulam investimentos por meio da publicação de editais e do estabelecimento de parcerias em diferentes formatos e com objetivos diversos, sempre alinhados às prioridades do Ministério da Saúde e do SUS. 

Programa de Apoio à Pesquisa Estratégica em Saúde (Papes)

O Papes tem como objetivo financiar projetos de pesquisa em áreas estratégicas, induzindo o desenvolvimento de novas tecnologias em áreas inovadoras. O programa incentiva a abordagem interdisciplinar e a interação entre as diversas unidades técnico-científicas da Fiocruz, para solucionar importantes problemas de saúde pública.

Os projetos aprovados pelos Editais também contam com acompanhamento e assessoramento da Vice-Presidência de Pesquisa e Coleções Biológicas da Fiocruz. Um dos diferenciais do programa é a maior autonomia na gestão dos recursos pelos pesquisadores.

Atualmente, as versões dos Papes VI e VII estão em processo de finalização.

Mais informações:
Maria de Fátima Diniz Baptista
maria.baptista@fiocruz.br
Tel.: (21) 3885-1827

Plano de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico em Saúde (PIDTS).

O PIDTS substitui dois planos de desenvolvimento tecnológico anteriores (o PDTIS, de insumos para saúde; e o PDTSP, de saúde pública) e tem como meta induzir e articular o desenvolvimento científico e tecnológico, promovendo a multidisciplinaridade, com vistas à geração de produtos, processos e serviços com impacto na saúde e no desenvolvimento econômico e social.

Sua proposta envolve quatro grandes áreas transversais do conhecimento:

- Políticas Públicas e Modelos de Atenção à Saúde (PMA);

- Vigilância em saúde e ambiente;

- Pesquisa e ensaios clínicos;

- Insumos estratégicos para a saúde e fronteiras tecnológicas. 

Os mecanismos de financiamento de projetos nesse plano de pesquisa podem variar - sendo chamadas induzidas ou editais universais – e passam a ser mais flexíveis incluindo, quando necessário, a concessão de bolsas para Pesquisador Visitante (PV) e outros auxílios.

Veja os contatos

Voltar ao topoVoltar