Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

As violências no trabalho são temas de campanha da Cogepe


06/02/2023

Cogepe

Compartilhar:

A cartilha Assédio Moral, Sexual e Outras Violências no Trabalho está disponível a todos os trabalhadores no portal Fiocruz. O documento é uma edição ampliada e revisada da primeira cartilha, elaborada em 2014, e é um dos mecanismos institucionais de prevenção e enfrentamento às violências do trabalho. Clique aqui para acessá-la.

Ela aborda sete violências que podem acometer os trabalhadores no ambiente laboral: assédio moral, assédio sexual, racismo, etarismo, capacitismo, xenofobia e LGBTQIA+fobia. Além de apresentar os conceitos e os impactos das violências na vida do indivíduo e da instituição, informa as instâncias de acolhimento e de denúncia para que os trabalhadores em sofrimento não deixem de buscar ajuda.

A cartilha foi elaborada pela Coordenação-Geral de Gestão de Pessoas (Cogepe) que convidou profissionais da Fiocruz e de outras instituições para sua criação. Ela foi lançada à comunidade Fiocruz no dia 18 de novembro de 2022, em evento realizado na Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. O evento presencial foi transmitido ao vivo pelo canal da Cogepe no YouTube. A gravação também está acessível.

Desde o lançamento, a equipe de comunicação da Cogepe tem trabalhado na divulgação da cartilha. Cartazes estão sendo fixados em todas as unidades da Fiocruz, incluindo as regionais, e vídeos feitos com especialistas em cada uma das violências abordadas estão sendo publicados. O primeiro deles falou sobre o assédio moral, confira:  https://youtu.be/HrTGydto1fg.

 

 

 

 

Voltar ao topoVoltar