Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Editora encerra chamadas públicas para livros autorais e para a coleção Temas em Saúde

Chamadas Públicas Editora Fiocruz

30/04/2019

Assessoria de Comunicação/Editora Fiocruz

Compartilhar:

A Editora Fiocruz encerrou as chamadas públicas para novos autores em 30 de junho. Pesquisadores, professores e especialistas dos vários campos da Saúde tiveram dois meses para enviar propostas e/ou originais de livros e textos que pudessem contribuir para pesquisas e avanços na área. Lançadas no final de abril, as chamadas integraram o calendário de comemorações dos 25 anos da Editora e contemplaram dois editais: livros autorais e coleção "Temas em Saúde". 

No primeiro, autores puderam encaminhar originais em temas de saúde pública/saúde coletiva, ciências biológicas e biomédicas, ciência sociais e humanas em saúde e pesquisa clínica. As obras serão analisadas pelo Conselho Editorial da Editora Fiocruz até setembro de 2019, desde que já tenham sido preparadas e enviadas no formato livro, não sendo aceitos outros formatos como teses, dissertações ou relatórios de pesquisa. 

Já no segundo edital, a Editora convidou pesquisadores, professores e profissionais ligados a programas de pós-graduação e formação em saúde a apresentarem propostas adequadas ao perfil da coleção. Com 27 títulos já lançados, a "Temas em Saúde" é marcada pela linguagem acessível de seus livros, com ênfase em temas contemporâneos e desafiadores para a geração de conhecimentos e tecnologias em saúde coletiva.

Os assuntos abordados na coleção passam por questões como vigilâncias em saúde, promoção da saúde e prevenção de doenças, entre outras. Serão selecionadas até 20 propostas por uma comissão especial formada pelos editores da coleção e pelo editor executivo da Editora Fiocruz, João Canossa.

Além de finalizar o ciclo de comemorações de seus 25 anos (completados em maio de 2018), a Editora lançou as chamadas em meio às celebrações dos 110 anos da descoberta da doença de Chagas - em abril de 2019 - e do aniversário de 119 anos da Fiocruz, celebrado em 25 de maio.

Com isso, a Editora contempla ações que favorecem o acesso aos títulos de seu catálogo, ampliando sua missão de difundir e democratizar os conhecimentos científicos em saúde pública e áreas correlatas. “O mais importante destas chamadas é a possibilidade de trazer autores, novos ou já parceiros, a fazer os próximos anos da Editora Fiocruz. A celebração é para o livro, mas o presente será, na verdade, para os leitores”, exalta Canossa. 

Acesse a Chamada Pública para livros autorais

Acesse a Chamada Pública para a coleção Temas em Saúde

Voltar ao topoVoltar