Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Tarde das orquídeas, iniciativa direcionada a pessoas surdas, tem edições mensais até dezembro


10/07/2014

Por: Lucas Rocha/IOC

Compartilhar:

Iniciativa pioneira de inclusão social, o projeto Tarde das Orquídeas: insetos, flores e biodiversidade está de volta a partir do próximo dia 23 de julho. Direcionado a pessoas surdas, leva os participantes a um verdadeiro passeio pela Ciência, por meio da Coleção Entomológica do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), um dos maiores acervos entomológicos da América Latina, do tradicional Castelo Mourisco da Fiocruz e de sua biblioteca. Toda a atividade é mediada por um intérprete especializado em libras. Com entrada gratuita, a iniciativa será realizada mensalmente até o mês de dezembro, das 14h às 16h. Para participar, basta agendar previamente pelo telefone (21) 2562-1339 ou pelo email ce@ioc.fiocruz.br.

De acordo com a chefe do Laboratório de Biodiversidade Entomológica do IOC e coordenadora da iniciativa, Jane Costa, a ideia visa complementar as atividades de divulgação científica do Instituto, promovendo a inclusão. “Daremos continuidade ao trabalho de exposição da Entomologia e da pesquisa relacionada à biodiversidade e à saúde pública. Para essa segunda temporada, pretendemos ampliar o público, atraindo tanto os profissionais da Fiocruz que ainda não tiveram a oportunidade de participar, quanto escolas e demais instituições interessadas”, ressaltou a pesquisadora.

Jane adianta que a iniciativa contará com uma novidade. “Os participantes terão acesso a um catálogo ilustrado de abelhas, contendo a lista dos exemplares depositados na coleção. O material, que lançaremos em breve, terá uma versão impressa e outra online, que ficará disponível de forma gratuita, para consulta em diferentes centros de pesquisa e Coleções Biológicas”, destacou.

O encontro da Ciência e da história

A visita guiada começa na varanda do Castelo da Fiocruz, onde os participantes têm a chance de conhecer sobre sua história e a relevância para a Ciência nacional e internacional. Em seguida, conhecem a mais antiga coleção científica da instituição, a Coleção Entomológica do IOC, por meio da Sala de Exposição Costa Lima, obra do especialista de reconhecimento internacional Ângelo Moreira da Costa Lima, que dá nome ao local. Após, fazem um passeio pela biblioteca do Castelo, na qual se encontra o legado do célebre pesquisador Oswaldo Cruz.

Veja o calendário completo para 2014:

:: 23 de julho
:: 21 de agosto
:: 24 de setembro
:: 22 de outubro
:: 12 de novembro
:: 10 de dezembro

Voltar ao topoVoltar